KM 196 - 8ª ETAPA - "O Que Dizem Os Protagonistas"

Oliveira do Hospital – Oliveira do Bairro, 169,9 km


Sérgio Sousa (Barbot-Siper) ganha etapa "supersonica", em que cortou a meta no 2º lugar. Cândido Barbosa (Palmeiras Resort-Prio-Tavira) foi desclassificado em virtude do seu sprint irregular segundo o Colégio de Comissários.

Cândido Barbosa (Palmeiras Resort-Prio-Tavira) – “Fiquei a sentir-me bem nesta parte final da etapa e a equipa ajudou-me a colocar, entrei muito bem na curva, entrei na roda do Francês e vi que trazia força para ganhar e foi o que aconteceu. Parabéns a todos e a todos os Portugueses que me apoiam um muito obrigado.” – Estas foram as palavras de Cândido logo após a etapa. Depois da desclassificação Cândido não quis prestar declarações sobre o sucedido.


Sérgio Ribeiro (Barbot-Siper) – Vencedor da Etapa - “Hoje foi uma etapa percorrida a alta velocidade e tudo fizemos para vencer, A vitoria acabou por chegar desta forma com a desclassificação do Cândido, é certo que não gostamos de ganhar assim, mas estamos igualmente satisfeito, como se tivesse sido eu a levantar os braços na chegada. São situações de corrida e as imagens falam por si, não vou querer entrar em polémicas já que essa não é a minha forma de estar na vida nem no desporto, foi então um sprint irregular, onde sai com a vitoria o que me deixa bastante satisfeito.”

David Blanco (Palmeiras resort-Prio-Tavira) – Líder – “Em relação ao sprint, o que vi nas imagens é que o Sérgio toca no Francês não no Cândido, o problema é que ele tenta entrar no meio dos dois e estão a fazer uma curva á esquerda, mas pronto a minha openiao é que não concordo com a decisão mas eu não sou Comissário por isso á que respeitar. Em relação á etapa os ciclistas estavam muito nervosos com o vento que fez com que não me sentisse tranquilo durante toda a etapa, mas pronto, não cai, não furei, não perdi tempo o que foi bom. Amanha é um dia decisivo vou tentar dormir bem e para que os 53 segundos que tenho de vantagem sejam suficientes para poder ganhar, ter vantagem é sempre melhor que não ter e assim pode-se gerir e receber a informação durante o contra-relógio do tempo que os adversários que vão à minha frente vão fazendo mas vamos ver, ainda não está nada ganho, tudo pode acontecer, inclusive hoje a 1 quilometro da meta faltou-me “un duro” para não cair, entrei na valeta e nem sei como sai, por isso até cortar a meta em Lisboa ainda não está nada ganho. ”

Vidal Fitas (Director Desportivo Palmeiras Resort-Prio-Tavira) - “Independentemente daquilo que eu concordo, a decisão é dos comissários portanto eu aceito, é para isso que eles são comissários, a minha opinião aqui é pouco relevante, o que interessa é aquilo que eles decidiram e pronto. Nós gostamos de ganhar é claro, é evidente que eu gostava que o resultado não fosse este mas pronto.”


Ricardo Vilela (Madeinox-Boavista) – Líder da Juventude – “esta está a ser uma Volta acima do que podia esperar. Agora estamos a dois dias do final e vamos ver como me vai correr o contra-relógio e como me vou comportar num contra-relógio de 35 quilómetros. Foi um mês e meio a trabalhar especificamente para esta Volta a Portugal e este está a ser o premio desse esforço e quero agradecer a toda a equipa, familiares e amigos que me tem apoiado porque é eles a quem devo estar com a liderança da Volta.”



CLASSIFICAÇÔES


CLASSIFICAÇÂO DA ESTAPA
Oliveira do Hospital – Oliveira do Bairro, 169,9 km Média: 44,136 km/h
Pto Dor Nome Nac Equipa hh:mm:ss Bon

1º 13 RIBEIRO, Sergio POR BARBOT-SIPER 3:50:58 10″
2º 158 VAN POPPEL, Boy NED RABOBANK CONT. mt. 6″
3º 117 LOBATO, Juan Jose ESP ANDALUCIA-CAJASUR mt. 4″
4º 83 RATTO, Daniele ITA CARMIOORO-NGC mt.
5º 39 SANCHO, Bruno POR LA- ROTA DOS MOVEIS mt.
6º 124 GENE, Yohann FRA BBOX BOUYGUES TELECO mt.
7º 41 PETROV, Danail BUL MADEINOX-BOAVISTA mt.
8º 132 ENGOULVENT, Jimmy FRA SAUR-SOJASUN mt.
9º 95 SOBRINO, Joaquin ESP CAJA RURAL mt.
10º 131 CASPER, Jimmy FRA SAUR-SOJASUN mt.

CLASSIFICAÇÂO GERAL INDIVIDUAL
1º 1 BLANCO, David ESP PALMEIRAS RESORT-PRI 35:45:09
2º 33 BROCO, Hernani POR LA- ROTA DOS MOVEIS a 53
3º 11 BERNABEU, David ESP BARBOT-SIPER a 01:04
4º 81 PARDILLA, Sergio ESP CARMIOORO-NGC a 01:16
5º 71 SINKEWITZ, Patrik GER ISD-NERI a 01:16
6º 14 SOUSA, Rui POR BARBOT-SIPER a 01:47
7º 5 CARDOSO, Andre POR PALMEIRAS RESORT-PRI a 02:01
8º 32 SANTOS, Virgilio POR LA- ROTA DOS MOVEIS a 02:27
9º 31 SABIDO, Hugo POR LA- ROTA DOS MOVEIS a 02:36
10º 13 RIBEIRO, Sergio POR BARBOT-SIPER a 02:38

CLASSIFICAÇAO POR EQUIPAS
1º LA- ROTA DOS MOVEIS LRM 107:14:45
2º BARBOT-SIPER BSP 107:14:47
3º PALMEIRAS RESORT-PRIO PRT 107:19:27
4º MADEINOX-BOAVISTA BOA 107:23:27
5º CAJA RURAL CJR 107:25:19

CLASSIFICAÇÂO DOS PONTOS
1º 13 RIBEIRO, Sergio POR BARBOT-SIPER 96 P.
2º 1 BLANCO, David ESP PALMEIRAS RESORT-PRI 76 P.
3º 2 BARBOSA, Candido POR PALMEIRAS RESORT-PRI 76 P.
4º 93 CHUZHDA, Oleg UKR CAJA RURAL 44 P.
5º 33 BROCO, Hernani POR LA- ROTA DOS MOVEIS 43 P.

CLASSIFICAÇÂO DA MONTANHA
1º 1 BLANCO, David ESP PALMEIRAS RESORT-PRI 48 P.
2º 93 CHUZHDA, Oleg UKR CAJA RURAL 42 P.
3º 33 BROCO, Hernani POR LA- ROTA DOS MOVEIS 40 P.
4º 42 SOUSA, Sergio POR MADEINOX-BOAVISTA 30 P.
5º 11 BERNABEU, David ESP BARBOT-SIPER 23 P.

CLASSIFICAÇÂO DA JUVENTUDE
1º 48 VILELA, Ricardo POR MADEINOX-BOAVISTA
2º 67 BALLONI, Alfredo ITA LAMPRE-FARNESE VINI
3º 157 SLAGTER, Tom-jelte NED RABOBANK CONT.
4º 58 BRANDAO, Joni POR SEL. NAC. PORTUGAL
5º 69 RBOTTINI, Matteo ITA LAMPRE-FARNESE VINI

0 comentários: