KM 194 - 5ª ETAPA - "O Que Dizem Os Protagonistas"

Etapa 5 – Fafe – Lamego, 172,4 km


Após o dia de descanso é José Herrada (Caja Rural) que dá mais uma vitoria a sua equipa depois de ter cortado a meta em Lamego isolado, deitando por água a baixo as aspirações da Barbot-Siper em ganhar com Sérgio Ribeiro.



Perfil do Vencedor:
































Terminada a 5ª etapa os protagonistas disseram o seguinte:



João Pereira (Selecção Nacional) – “Hoje foi um dia terrível muito calor, andou-se a alta velocidade e o desgaste que já trazia das restantes etapas já era muito. Acabei a Volta a Portugal do Futuro e sabia que tinha hipóteses de poder ser escolhido para vir á Volta e talvez tenha treinado demais em vez de descansar e isso aliado á dureza da Volta fez-me sentir vazio na etapa de hoje o que me levou a desistir. Estou triste mas ainda sou novo e estou no inicio de carreira, tenho de aprender com os erros”


Nelson Vitorino (Palmeiras Resort-Prio-Tavira) – “ Nós na etapa de hoje queríamos tentar discutir a etapa com o Cândido, mas a etapa tornou-se muito dura e muito complicada por isso também temos que poupar e gerir as forças e aproveitando os interesses dos adeversarios para nos compensar alguma poupança de esforço. Sabíamos que seria muito desgastante apanhar o homem da frente e arriscávamos oferecer a vitoria ao Sérgio, não é que não acreditemos no cândido porque estamos a fazer tudo para que ele ganhe alguma etapa nesta Volta e consiga a Camisola Branca. Amanha é uma etapa muito dura, muitos quilómetros muito calor, tudo provoca desgaste e temos de ir pensando na subida á torre onde é mais de uma hora de esforço quase no limite e temos de ir gerindo porque a volta a Portugal é uma prova de resistência e quem melhor gerir melhores resultados consegue. ”

Ricardo Mestre (Palmeiras Resort-Prio-Tavira) – “o nosso objectivo hoje era deixar sair um grupo e depois quem quisesse ganhar a etapa teria de assumir o comando do pelotão porque nos íamos deixar chegar a fuga. O Barbot e o Boavista tentaram pegar na parte final, acordaram já tarde e podiam ter ganho a etapa e não ganharam. Nós estamos a tentar gastar a menor energia possível, faltam 5 etapas, 5 etapas a puxar, amanha são 221 kms mais 5 ou 6 de partida simbólica e com este calr que está, não é nada fácil e nos temos de poupar ao máximo. ”

Cândido Barbosa (Palmeiras Resort-Prio-Tavira) – “não servindo de desculpa mas na reta da meta saltou-me a mudança e quase que vou ao chão e levo o Edgar pinto comigo, são daquelas coisas que acontecem, pena é que trasia algumas forças e não consegui manter a camisola branca mas haverá outros dias. O mais importante foi conseguido, que era manter a amarela no corpo do Blanco. Hoje foi uma etapa dura, desgastante e amanha 221 kms antes do dia da Serra e isso vai-se notar todo este desgaste. ”


Vidal Fitas (Director desportivo palmeiras Resort-Prio-Tavira) – “Hoje a etapa foi duríssima, até mais do que se esperava. No principio foi muito complicado muita gente a querer ir para a fuga, grupos muito grandes, alta velocidade e muito calor. Amanha, espero ter um dia mais tranquilo que hoje mas depende dos adversários, vmos ver como vai ser.”

Sérgio Ribeiro (Barbor-Siper) – Líder da Camisola Branca – “Hoje felizmente consegui assumir esta liderança DOS PONTOS, apesar de procurar a vitoria na etapa o que não foi possível. Esta é uma luta que provavelmente irá durar até Lisboa e iremos ver como é que me safo com o meu adversário directo que é o Cândido Barbosa. Irá ser difícil mas estamos cá para a luta. Amanha penso que os homens da geral da Barbot iram-se poupar, porque temos de jogar tudo na Serra da Estrela, o resto da equipa irá tentar as fugas e se chegar pelotão compacto de certeza que terei a equipa para me poder lançar e assim tentar ganhar a etapa. ”

José Herrada (Caja Rural) - Vencedor da 5º etapa – “Ataquei pensando que vnha gente comigo para sair num grupo e quando vi que fiquei sozinho não olhei para trás e dei tudo a ver até onde podia chegar e felizmente cheguei á meta. Depois disto não posso pedir mais nesta temporada é uma vitoria muito importante para mim. ”

David Blanco (Palmeira Resort-Prio-Tavira) – Líder – “Hoje já sabíamos que era uma etapa complicada, já saímos mentalizados disso o k não nos apanhou por surpresa, sabíamos que muita gente ia atacar, mas a equipa portou-se excelente, como sempre e correu tudo bem, sem nenhum imprevisto. Hoje desde o principio queríamos deixar chegar uma fuga, porque também não nos interessa andar todos os dia a puxar até ao risco. Outras equipas que queiram ganhar etapas tem de ajudar, hoje o Barbot é verdade que trabalhou duro toda a etapa porque confiam no Sérgio e nós também lançamos o Cândido, mas não foi possível apanhar o fugitivo e o Sérgio acaba por ser segundo e o Cândido terceiro. Amanha vai ser um dia engraçado, mas vamos tentar levar da melhor maneira, o calor é para todos os quilómetros são para todos então vamos tentar gastar o mínimo de forças, o que não é fácil com esta velocidade, mas vamos tentar poupar ao máximo para a Senhora Torre que é o mais importante.”



CLASSIFICAÇÔES


CLASSIFICAÇÃO DA ETAPA
Etapa: Fafe – Lamego, 172,4 km Média: 38,763 km/h

1º 91 HERRADA, Jose ESP CAJA RURAL 4:26:51 10″
2º 13 RIBEIRO, Sergio POR BARBOT-SIPER a 13 6″
3º 2 BARBOSA, Candido POR PALMEIRAS RESORT-PRI a 13 4″
4º 34 PINTO, Edgar POR LA- ROTA DOS MOVEIS a 13
5º 41 PETROV, Danail BUL MADEINOX-BOAVISTA a 13
6º 65 PIETROPOLLI, Daniele ITA LAMPRE-FARNESE VINI a 13
7º 21 PEREZ, Santiago ESP C. C. LOULÉ- LOULETA a 13
8º 11 BERNABEU, David ESP BARBOT-SIPER a 13
9º 1 BLANCO, David ESP PALMEIRAS RESORT-PRI a 13
10º 138 TALABARDON, Yannick FRA SAUR-SOJASUN a 13

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL
1º 1 BLANCO, David ESP PALMEIRAS RESORT-PRI 22:40:27
2º 11 BERNABEU, David ESP BARBOT-SIPER a 43
3º 33 BROCO, Hernani POR LA- ROTA DOS MOVEIS a 44
4º 71 SINKEWITZ, Patrik GER ISD-NERI a 59
5º 5 CARDOSO, Andre POR PALMEIRAS RESORT-PRI a 01:04
6º 81 PARDILLA, Sergio ESP CARMIOORO-NGC a 01:05
7º 14 SOUSA, Rui POR BARBOT-SIPER a 01:22
8º 32 SANTOS, Virgilio POR LA- ROTA DOS MOVEIS a 01:30
9º 13 RIBEIRO, Sergio POR BARBOT-SIPER a 01:31
10º 43 BENTA, Joao POR MADEINOX-BOAVISTA a 01:35


CALASSIFICAÇÃO POR EQUIPAS
1º PALMEIRAS RESORT-PRIO PRT 068:03:06
2º LA- ROTA DOS MOVEIS LRM 068:04:55
3º BARBOT-SIPER BSP 068:05:06
4º CAJA RURAL CJR 068:06:17
5º MADEINOX-BOAVISTA BOA 068:09:43
6º C. C. LOULÉ- LOULETANO CCL 068:11:49


CLASSIFICAÇAO POR PONTOS
1º 13 RIBEIRO, Sergio POR BARBOT-SIPER 71 P.
2º 2 BARBOSA, Candido POR PALMEIRAS RESORT-PRI 68 P.
3º 1 BLANCO, David ESP PALMEIRAS RESORT-PRI 51 P.
4º 93 CHUZHDA, Oleg UKR CAJA RURAL 44 P.
5º 91 HERRADA, Jose ESP CAJA RURAL 28 P.


CLASSIFICAÇÃO DA MONTANHA
1º 93 CHUZHDA, Oleg UKR CAJA RURAL 40 P.
2º 42 SOUSA, Sergio POR MADEINOX-BOAVISTA 25 P.
3º 1 BLANCO, David ESP PALMEIRAS RESORT-PRI 23 P.
4º 13 RIBEIRO, Sergio POR BARBOT-SIPER 21 P.
5º 33 BROCO, Hernani POR LA- ROTA DOS MOVEIS 20 P.


CLASSIFICAÇÃO DA JUVENTUDE
1º 48 VILELA, Ricardo POR MADEINOX-BOAVISTA
2º 67 BALLONI, Alfredo ITA LAMPRE-FARNESE VINI
3º 157 SLAGTER, Tom-jelte NED RABOBANK CONT.
4º 58 BRANDAO, Joni POR SEL. NAC. PORTUGAL
5º 69 RBOTTINI, Matteo ITA LAMPRE-FARNESE VINI

0 comentários: