KM 195 - 6ª ETAPA - "O Que Dizem Os Protagonistas"

Moimenta da Beira – Castelo Branco, 221,1 km

Joaquin Ortega (Barbot-Siper) vence isolado em Castelo Branco a etapa mais longa da Volta em vesperas de subida à Torre.




Perfil do Vencedor:










No final o que os protagonistas disseram foi o seguinte:


Joaquin Ortega (Barbot-Siper) - Vencedor da 6ª etapa - "Foi uma etapa muito dura por causa do calor, muitos quilómetros e com o calor que fazia isso mata um ciclista, mas estou muito contente, é uma vitoria muito importante para mim e para a equipa. Agora quero é chegar ao hotel, levar a massagem, deitar-me e só me levanto amanha (risos).”

José Mendes (LA-Rota dos Moveis) 2º classificado da 6ª etapa – “Devido ao muito calor e à quilometragem tornou-se uma etapa bastante dura. Pessoalmente acho que não havia necessidade, porque é um exagero tantos quilómetros, sei que para o publico é espectáculo fazer um circuito final, mas torna-se muito duro. Em termos de etapa tudo fiz para estar na discussão, mas o homem do Barbot mostrou ser o mais forte, a 50 quilómetros da meta atacou e destabilizou o grupo e no final mostrou mesmo que estava muito bem e ganhou a etapa. A partir daqui acho que não posso fazer muito mais do que fiz hoje, o desgaste foi muito e amanha muito dificilmente estarei com os primeiros.

David Blanco (Palmeiras Resort-Prio-Tavira) – Líder – “Foi uma etapa que correu bem, deixamos ir uma fuga com gente que estava a muito tempo na geral, o que deu para vir mais tranquilo até à meta. Amanha o David Bernabéu sabe que tem de atacar e eu vou tentar ir com ele.”

Vidal Fitas (Director Desportivo da Palmeiras Resort-Prio-Tavira) – “O balanço de hoje é positivo, foi um dia mais ou menos tranquilo, muito calor, muitos quilómetros, mas foi uma etapa sem grandes problemas, o grupo da frente não nos oferecia perigo por isso deixamos chegar e nunca perseguimos para anular. ”
Carlos Pereira (Director desportivo Barbot-Siper) – “Como toda agente repara nós estamos a dar espectáculo todos os dias e acho que isto é que é ciclismo e amanha vamos tentar manter essa norma. Hoje foi uma grande etapa, ganhamos com o Ortega e é mais uma grande vitória.”

Cândido Barbosa (Palmeiras Resort-Prio-Tavira) - “Comigo ainda ninguém falou sobre o projecto da Liberty, de criar uma equipa para o ano e de me terem como Director Desportivo, isso é apenas uma noticia de jornal, mas se o homem diz que vai ter uma equipa de ciclismo eu não duvido, se diz que quer contar comigo isso depois se verá, neste momento estou no meio de uma alta competição e é nela que me vou concentrar, depois se verá, se vem falar comigo e ai sim se poderá falar sobre o assunto, agora apenas me quero centrar na Volta. Em relação à etapa, sem duvida foi uma etapa muito longa, onde controlamos sempre, o que nos fez acumular algum desgaste, que esperamos não fazer moça para amanha, onde queremos estar ao mais alto nível e quem sabe ganhar mais alguns segundos. Vamos ter de estar muito unidos e dar tudo em prole do Blanco.”

André Cardoso (Palmeiras Resort-Prio-Tavira) – “Hoje foi uma etapa muito desgastante, tivemos de puxar a etapa toda porque não tivemos a colaboração de mais nenhuma equipa. Deixamos chegar uma fuga que era o que queríamos e continuamos de amarelo, que é o que pretendemos para amanha.”

Hugo Sabido (LA-Rota dos Moveis) – “Esta foi uma etapa muito dura, o calor provocou um desgaste acima do que estávamos à espera, tentamos recuperar o máximo possível para estarmos nas melhores condições, amanha vai ser uma etapa que vai decidir a Volta, vamos dar o nosso melhor, mas acho que o Tavira tem tudo para vencer.”

Oleg Chuzhda (Caja Rural) - Lider da Montanha – “Amanha vou tentar estar na fuga e pontuar para a camisola verde, mas vai ser difícil, é uma etapa muito dura e toda agente vai querer fugir e ser protagonista na etapa rainha, por isso vai ser complicado. Hoje foi uma etapa tranquila, não havia muita montanha por isso nem tentei entrar no corte, amanha sim tenho de estar no meu melhor.”

Ricardo Vilela (Madeinox-Boavista) - Lider da Juventude - "Esta vai ser a primeira vez que vou subir a torre em competição, já a fiz a treinar, vamos ver como vai correr e como estão os adversários para a juventude e tentar ajudar ao máximo o João Benta para a geral. Até ao momento a minha prestação tem-me surpreendido já que é o primeiro ano que participo na Volta e estar no pódio é muito bom."
CLASSIFICAÇÕES
CLASSIFICAÇÃO DA ETAPA
Moimenta da Beira – Castelo Branco, 221,1 km Média: 38,966 km/h
1º 18 ORTEGA, Joaquin ESP BARBOT-SIPER 5:40:27 10″
2º 36 MENDES, Jose POR LA- ROTA DOS MOVEIS a 20 6″
3º 111 VICIOSO, Angel ESP ANDALUCIA-CAJASUR a 01:14 4″
4º 76 SCOGNAMIGLIO, Carlo ITA ISD-NERI a 01:14
5º 46 PINHEIRO, Luis POR MADEINOX-BOAVISTA a 01:14
6º 105 GARCIA, Rodrigo ESP XACOBEO-GALICIA a 02:39
7º 112 ROSENDO, Jesus ESP ANDALUCIA-CAJASUR a 02:39
8º 27 PINHO, Celestino POR C. C. LOULÉ- LOULETA a 03:09
9º 2 BARBOSA, Candido POR PALMEIRAS RESORT-PRI a 06:28
10º 39 SANCHO, Bruno POR LA- ROTA DOS MOVEIS a 06:28


CLASSIFICAÇAO GERAL INDIVIDUAL
1º 1 BLANCO, David ESP PALMEIRAS RESORT-PRI 28:27:22
2º 11 BERNABEU, David ESP BARBOT-SIPER a 43
3º 33 BROCO, Hernani POR LA- ROTA DOS MOVEIS a 44
4º 71 SINKEWITZ, Patrik GER ISD-NERI a 59
5º 5 CARDOSO, Andre POR PALMEIRAS RESORT-PRI a 01:04
6º 81 PARDILLA, Sergio ESP CARMIOORO-NGC a 01:05
7º 14 SOUSA, Rui POR BARBOT-SIPER a 01:22
8º 32 SANTOS, Virgilio POR LA- ROTA DOS MOVEIS a 01:30
9º 13 RIBEIRO, Sergio POR BARBOT-SIPER a 01:31
10º 43 BENTA, Joao POR MADEINOX-BOAVISTA a 01:35


CLASSIFICAÇÃO POR EQUIPAS
1º BARBOT-SIPER BSP 085:19:23
2º LA- ROTA DOS MOVEIS LRM 085:19:32
3º PALMEIRAS RESORT-PRIO PRT 085:23:51
4º MADEINOX-BOAVISTA BOA 085:25:14
5º CAJA RURAL CJR 085:27:02
6º C. C. LOULÉ- LOULETANO CCL 085:29:15


CLASSIFICAÇÃO POR PONTOS
1º 13 RIBEIRO, Sergio POR BARBOT-SIPER 71 P.
2º 2 BARBOSA, Candido POR PALMEIRAS RESORT-PRI 70 P.
3º 1 BLANCO, David ESP PALMEIRAS RESORT-PRI 51 P.
4º 93 CHUZHDA, Oleg UKR CAJA RURAL 44 P.
5º 91 HERRADA, Jose ESP CAJA RURAL 28 P.


CLASSIFICAÇÃO DA MONTANHA
1º 93 CHUZHDA, Oleg UKR CAJA RURAL 40 P.
2º 42 SOUSA, Sergio POR MADEINOX-BOAVISTA 25 P.
3º 1 BLANCO, David ESP PALMEIRAS RESORT-PRI 23 P.
4º 91 HERRADA, Jose ESP CAJA RURAL 20 P.
5º 33 BROCO, Hernani POR LA- ROTA DOS MOVEIS 20 P.


CLASSIFICAÇAO DA JUVENTUDE
1º 48 VILELA, Ricardo POR MADEINOX-BOAVISTA
2º 67 BALLONI, Alfredo ITA LAMPRE-FARNESE VINI
3º 157 SLAGTER, Tom-jelte NED RABOBANK CONT.
4º 66 PONZI, Simone ITA LAMPRE-FARNESE VINI
5º 55 COELHO, Marco POR SEL. NAC. PORTUGAL

0 comentários: