KM 187 - Entrevista ao Vencedor Volta Portugal do Futuro


Alexander Ryabkin, uma dos ciclistas sensação da temporada de 2009 no calendário espanhol de elite e sub-23 ao correr com as cores do Lokomotiv, chegou este ano à equipa Navarra, Caja Rural amadora.
Ryabkin, que cumprio 21 anos a 1 de Maio, já possui um palmares extraordinário onde em 2009 entre outros resultados de destaque ganhou a geral da Vuelta Segovia, geral da Vuelta a Tarragona e o Campeonato de Sabadell, para alem de ser 2º na Vuelta a Bidasoa, Bira, Madrid e Palencia que são as melhores Voltas de sub-23 em Espanha. Ao seu corriculo ainda acrescentou em provas da classe de elites, 6º na Vuelta Ascencion, 10º na Vuelta Galicia, 12º na Vuelta Extremadura e em Portugal no GP CTT Correios foi 17º o que mostra o valor deste jovem Russo de apenas 21 anos.

Para sabermos um pouco mais sobre Alexander Ryabkin tentamos superar as barreiras da língua, já que o espanhol do atleta ainda não é muito famoso e o nosso Russo é inexistente, estivemos á conversa com ele e fizemos-lhe algumas perguntas.
Bom dia Alexander Ryabkin, muitos parabéns pela tua vitoria na prova portuguesa mais importante do escalão sub-23.



AB - Presumo que tenhas surgido no mundo do ciclismo em criança. Que idade tinhas quando começas-te a competir no ciclismo?
A.R. - Comecei a competir com 10 anos, quase de imediato começaram a aparecer resultados o que me levou a gostar muito de ciclismo e decidir que valia a pena dedicar alguma parte da minha vida ao ciclismo.

AB - Como chegaste á equipa Caja Rural?
A.R. - O ano passado corri muito em Espanha e os resultados foram bons. Depois no final da temporada recebi uma proposta da equipa Caja Rural para integrar a equipa amadora e possibilidade de no prochimo ano estar na equipa profissional e aceitei.

AB - Em relação à Volta a Portugal do Futuro que objectivos trazias para esta prova?
A.R. - No inicio só vinha com ideias de poder subir ao pódio de alguma forma, ganhando uma etapa, vestindo uma camisola, o que fosse. Depois da primeira etapa dei-me conta que havia uma possibilidade e oportunidade rela de ganhar a geral e tudo fiz em conjunto com a equipa para o conseguir o que felizmente acabou por acontecer.

AB - Qual a sensação de ganhar a primeira etapa e no final a Volta, estavas á espera?
A.R. - Fiquei muito feliz, foi uma vitória muito importante para a minha carreira, foi uma Volta muito difícil por causa do calor mas a minha equipa esteve sempre perfeita.

AB - A quem dedicas esta tua vitoria?
A.R. - À minha mama, a vitória chego mesmo na véspera do seu aniversário.

AB - Que resumo fazes desta Volta a Portugal do Futuro?
A.R. - Foi uma grande corrida com muito boa organização e dignos rivais. Fico muito contente de ter ganho uma corrida com este nível.

AB - O que te parece o ciclismo português e o nível a que se corre?
A.R. - O ciclismo em Portugal tem ciclistas muito fortes especialmente a Liberty Seguros e a Aluvia que foram os que mais atacaram a corrida.

AB - A nível do teu futuro quais são as perspectivas?
A.R. - Gostava de chegar a profissional, se bem que não estou seguro se teria êxito e como teria, mas é um objectivo lá chegar. Ainda não sei se será para o ano na Caja Rural mas penso que há possibilidade para isso.

Obrigado Alexander Ryabkin pelas tuas palavras e disponibilidade e tudo de bom para ti.

0 comentários: