KM 183- Entrevista ao Campeão Nacional DHI EMANUEL POMBO

Foto: Lisboa Down Town 2010


No domingo, 11 de Julho, realizaram-se os campeonatos nacionais de DHI em São Brás de Alportel, onde Emanuel Pombo (Liberty Seguros/Specialized) se sagrou campeão.


Desde já pedimos imensas desculpas aos leitores deste blog por não conseguir trazer até aqui , mais cedo, as palavras de Emanuel Pombo, mas o mesmo encontrava-se focalizado numa prova da Taça de Portugal que decorreu no passado fim de semana, tornando-se dificil conseguirmos falar com ele.


Vamos então a esta pequena conversa.



Bom dia Emanuel Pombo, desde já os nossos parabéns por este excelente triunfo e sê Bem Vindo ao CANTINHO DAS ESTRELAS.

AB - Para quem não te conhece quem é o Emanuel Pombo como pessoa e como atleta?
E.P. – Sou uma pessoa normal, mas com uma paixão pelas bicicletas, em especial do Downhill e adoro estar em contacto com a natureza e conhecer novas pessoas, sítios e culturas.

AB - Como é que surgiram as bicicletas na vida do Emanuel?
E.P. – Surgiram quando tinha 12 anos (ano em que aprendi a andar de bicicleta), por ter tido boas notas na escola, os meus pais compraram-me uma bike típica de “supermercado” em ferro! Uma máquina na altura (sorrisos).

AB - Vinhas com esse objectivo para o nacional, sentiste essa pressão?
E.P – Esse tinha sido o objectivo que tinha delineado e por estranho que pareça, não senti nenhuma pressão e diverti-me o fim-de-semana todo debaixo de um calor infernal como se fosse outra prova qualquer.

AB - A quem dedicas este triunfo?
E.P – Esta camisola foi dedicada a um grande amigo meu, Juvenal Neves, que faleceu há um ano atrás num acidente de viação! Tenho a certeza que ele teria orgulho em mim!

AB - O que achaste da pista e desta organização do Campeonato Nacional 2010?
E.P – Em relação a pista não é muito ao meu género, mas a organização acabou por esforçar-se e no fim conseguiram um traçado digno de um campeonato nacional. Esta organização nunca nos deixou ficar mal, e este ano não foi excepção. Parabéns!

AB - Como são passados os teus dias de treino, onde costumas treinar e com quem?
E.P. – Treino de tudo um pouco, desde estrada, dirt, DHI, All-mountain, ou seja, tenho uma bike Specialized para cada uma destas variantes, o que é importante para evoluirmos. Normalmente quando treino estrada ou all-mountain costumo andar sozinho, já quando é Downhill, é com meu irmão, Pj, e amigos.

AB - O que achas que falta ao downhill português para podermos estar ao nível dos melhores do mundo?
E.P – Secalhar enfrentar e ver as coisas numa visão mais global e não contentar-se apenas com Portugal, os pilotos têm que ter mais ambição. Sei que a falta de patrocínios e de infra-estruturas é um entrave bastante grande.

AB - Qual é a diferença de uma prova feita no estrangeiro e as que temos por cá?
E.P. – A diferença é que por exemplo no caso de uma Taça do Mundo as provas são feitas nas estâncias de ski, e dessa forma, são mais longas, técnicas e inclinadas. Muito diferente do que temos por cá, mas devo dizer que também em Portugal têm pistas bastante engraçadas, mas que as nossas montanhas as vezes é difícil fazer melhor do que existe.

AB - Quais os teus próximos objectivos da época e de carreira?
E.P.- Os meus próximos objectivos são vencer a Taça de Portugal de DHI, revalidar o título de campeão nacional de DHU, e conseguir o melhor resultado possível no campeonato da Europa e do Mundo. E claro, neste momento o meu grande objectivo será ter uma carreira internacional.

AB - O que achas, no teu ver, que te falta para dares o passo para o estrangeiro e tornar-te profissional?
E.P. – Principalmente ter outra maneira de ver as coisas e a nível de treino, que varia para poder fazer as Taças do Mundo. Neste momento é o meu primeiro ano a fazer a Taça do Mundo completa e apesar de na última etapa ter caído, tenho passado afinal em todas elas, e o feedback que tenho retirado tem sido enorme, no sentido de ver quais são os meus pontos fracos e melhora-los para o próximo ano e ainda no decorrer desta época. Este ano acabo a minha licenciatura e para o ano quero arranjar os apoios necessários e dedicar-me a 100% a competição e focar-me numa carreira mundial.

AB - Em quem “tens os olhos como ídolo” quando treinas e quando corres?
E.P. – Tenho bastante respeito pelo top 10 mundial, porque o andamento deles tem que ser apreciado. Mas devo dizer que tenho admiração especial pelo Greg Minnaar e Sam Hill.

AB - Até hoje qual a prova que participas-te que te deu mais gozo em participar e porque?
E.P. – Não posso escolher uma só prova, porque tive imensas provas em que tive um gozo enorme em faze-las e conseguir cumprir o objectivo que defino para cada prova, é a melhor sensação do mundo para mim.

AB - E qual o triunfo que teve um sabor mais especial?
E.P. – Secalhar a primeira conquista de uma camisola de Campeão Nacional de Downhill em 2003, na categoria de cadetes.

AB - Terminando Emanuel, para quem gosta de ti e de downhill onde te podem seguir?
E.P. – Podem-me seguir em http://www.emanuelpombo.com/, no meu facebook, e twitter.


Muito Obrigado pela disponibilidade Emanuel Pombo e que o sonho do Profissionalismo se torne brevemente uma realidade.

0 comentários: