KM 94 - Classificações/Filme da 4ª Etapa Volta a Loulé

Hoje, dia 3 de Abril, realizou-se a 4ª e ultima etapa da XVI Volta ao Município de Loulé. Uma etapa bastante sinuosa como foi sendo regra ao longo desta Volta.
Esta ultima etapa teve inicio em Quarteira, às 11 horas e findando em Loulé depois dos atletas percorrerem um total de 102,4 kms, com dois Prémios de Montanha de 3ª categoria e duas Metas volantes.


Filme da Etapa
À partida desta etapa alinharam 101 ciclistas, que à saída de Quarteira começaram logo a atacar, rolando a alta velocidade. Ao quilómetro 3 tentam saltar 12 ciclistas, mas rapidamente foram absorvidos pelo pelotão que não deixava nenhuma fuga ganhar vantagem expressiva, enfrentando a primeira meta volante do dia agrupado.


1ªMV – Cantinho da Ribeira – km 15,7
1º 163 Leonel Coutinho (A.S.C/ Vila do Conde)
2º 31 João Leal (Crédito Agrícola/Alcobaça C.C.)
3º 117 samuel magalães (Vulcal/Inplenitus – C.C. do Centro)


1ºPM 3ªcat. – Picota – Km 17,7
1º 26 Rafael Reis (Crédito Agrícola/Alcobaça C.C.)
2º 133 Eugeniu Cozonac (C.C.Loulé)
3º 316 Carlos Verona (Cajamar/Almeria)

À passagem pelo prémio de montanha, no alto da Picota, o pelotão fracciona-se bastante sendo o pelotão formado por apenas 69 unidades.

2ªMV – Restaurante Alagoas – Km 41,1
1º 163 Leonel Coutinho (A.S.C/ Vila do Conde)
2º 133 Eugeniu Cozonac (C.C.Loulé)
3º 165 Rui Rodrigues (A.S.C/ Vila do Conde)

Até ao momento, sucederam-se varias tentativas de fuga, mas nenhuma com sucesso, até à entrada em Loulé onde se destacam dois homens da formação tavirense, são eles 225-José Martins (C.C.Tavira) e 228-Diogo Cosme (C.C.Tavira), com cerca de 45 seg. sobre o pelotão e 20 seg. sobre um duo perseguidor, 222-Luis Oliveira (Liberty Seguros /Stª Mª da Feira) e 318-Francisco Garcia (Cajamar/Almeria), que à saída da cidade de Loulé é apanhado e salta o 186-Albino Oliveira (A.S.C./Vila do Conde) que se junta ao duo tavirense na frente da corrida ao quilometro 58, na altura em que a vantagem se situa no 40 seg.


Ao quilometro 62, já na subida para o Barranco do Velho, 251- Alejandro Secura (Cajamar/Almeria), ataca no pelotão alcançando o trio da frente, no momento em que a vantagem se cifrava nos 30 seg.

Quilometro 63, mais um ataque na cabeça do pelotão, desta feita é o dorsal 317-Jorge Cubero (Cajamar/Almeria) e o 117 Samuel Magalhães (Vulcal/Inplenitus-C.C. do Centro) que se juntam ao quarteto da frente de corrida.

Nova situação de corrida a 1 km do segundo prémio de montanha do dia, os dois homens do Tavira e o homem do Vila do Conde descolam na frente sendo rapidamente absorvidos pelo pelotão, rolando na frente apenas Samuel Magalhães, Alejandro Secura e Jorge Cubero, passando isolados no premio de montanha.

2ºPM 3ªcat.- Eira da Cevada – km 66,0
1º 117 Samuel Magalhães (Vulcal/Inplenitus-C.C. do Centro)
2º 251 Alejandro Secura (Cajamar/Almeria)
3º 317 Jorge Cubero (Cajamar/Almeria)

Quilómetro 72 fuga anulada, pelotão compacto na altura em que se cumpre a segunda hora de corrida, à media de 36 Km/h.

Ao quilómetro 75 começam a surgir os primeiros ataques dos melhores colocados na geral, sempre com pronta resposta do camisola amarela, Eugeniu Cozonac.
Quilómetro 79 é a vez de Rafael Reis, segundo classificado na geral, desferir um ataque, levando consigo mais cinco ciclistas. No pelotão continuava o camisola amarela a assumir as despesas da perseguição, visto que já não tinha nenhum membro da sua equipa para o ajudar.

À saída de Benafim descolam na frente dois ciclistas ficando assim a fuga, que levava 20 seg. sobre o pelotão, com apenas quatro elementos, sendo eles dorsal 26 Rafael Reis (Crédito Agrícola/Alcobaça C.C.) 2º na geral, 323 Manuel sola (Cajamar/Almeria) 3º na geral, 244 José Jimenez (Fermasa/Construcciones Armilla) 5º na geral e 316 Carlos Verona (Cajamar/Almeria) 6º na geral.
A 10 quilómetros da meta, saltam ainda dois ciclistas do pelotão, dorsais 12 João Pinto (A.D.R.A.P.) e 245 Gabriel Corral (Fermasa/Construcciones Armilla) 10º e 4º, respectivamente da geral.

A 5 quilómetros para a meta o quarteto da frente leva uma vantagem de 1 min. sobre o duo perseguidor e 1min.25seg. sobre o pelotão.

Nos últimos 3 quilómetros os quatro da frente desentendem-se e sucedem-se os ataques entre eles, até que a 500 metros da meta, Rafael Reis, ataca sem resposta dos seus colegas de fuga, ganhando assim a etapa e esta 16ª edição da Volta ao Município de Loulé.

Classificações da 4ª Etapa da XVI Volta ao Município de Loulé - Juniores

Vencedor da etapa - Rafael Reis (Crédito Agrícola/Alcobaça C.C.)

Lider Metas Volantes - Leonel Coutinho (A.S.C/ Vila do Conde)

Lider dos Pontos - Manuel Sola (Cajamar/Almeria)

Lider Premio Montanha - Eugeniu Cozonac (C.C.Loulé)
3º Classificado Geral - José Jimenez (Fermasa/Construcciones Armilla)

2º Classificado - Manuel Sola (Cajamar/Almeria)

Vencedor Volta ao Municipio de Loulé - Rafael Reis (Crédito Agrícola/Alcobaça C.C.)

Melhor Feminina - Joana Patricio (Ouribike/C.C.Ourique)

Podio final com a 1ª equipa da geral equipas -Cajamar/Almeria

0 comentários: