3KM 82- 10º Open O-BTT Montes Vales / Campeonato Nacional Ori-BTT distância longa e distância média de Orientação em BTT


BTT LOULÉ/BPI VENCE 10º OPEN O-BTT MONTES VALES E SAGROU-SE CAMPEÃO NACIONALPOR EQUIPAS EM H16 E EM INDIVIDUAIS EM DIVERSAS CATEGORIAS
O Concelho de Boticas acolheu durante o passado fim-de-semana (dias 14 e 15 de Abril) os Campeonatos Nacionais de Distância Longa e Distância Média de Orientação em BTT, numa iniciativa levada a cabo pela Federação Portuguesa de Orientação, em parceria com o clube Montes e Vales econtando com a colaboração e patrocínio da Câmara Municipal de Boticas.
Em competição durante os dois dias estiveram 150 atletas, em representação de 26 clubes nacionais detodas as regiões do País.
No sábado disputou-se o Campeonato Nacional de Distância Longa, percorrendo as aldeias de Beça, Pinhal Novo, Carvalhelhos e Vilarinho da Mó.
A tarefa dos atletas foi em muito dificultada pelas condições atmosféricas adversas, num dia marcado por muito frio, chuva intensa com períodos de algum granizo, obstáculos que, no entanto, não impediram os atletas de concluírem as provas, mas que acabaram por afetar as suas performances.
Os mais jovens atletas do Club BTT BTT Terra de Loulé (BTT Loulé/BPI), foram os que mais se destacaram. Assim, a atleta mais jovem, Sofia Gomes venceu a categoria feminina para menores de 16anos, D16. Duarte Sousa, em H16, fez o mesmo, mas acompanhado no pódio de mais dois louletanos, Miguel Gonçalves e Rui Costa. João Fernandes e André Guerreiro, em H18, conquistaram um merecido 2º e 3º Lugar na classificação. Em H20, Mac-Mahon Moreira, não deu margem aos adversários e venceu folgadamente. Coletivamente o BTT Loulé/BPI sagrou-se Campeão Nacional por equipas, em H16 e conseguiu ainda um honroso 3º lugar, na categoria de Elites Masculinos.
A manhã de domingo ficou reservada para a disputa da prova pontuável para o Campeonato Nacional de Distância Média, uma jornada bem menos complicada que a do dia anterior e que se disputou repartidaentre as freguesias de Pinho, Granja e Boticas.
No que às prestações dos algarvios diz respeito, evidencia, mais uma vez, para os mais jovens atletas,produto de uma grande escola do BTT nacional que é o Club BTT Terra de Loulé.
Fruto de pequeno serros de navegação, Sofia Gomes, uma atleta ainda com grande margem de progressão, deixou fugir o primeiro lugar do pódio, alcançando a 2º posição, em D16. Duarte Sousa, venceu a categoria de H16, e Rui Costa foi o vice-campeão. André Guerreiro, surpreendeu toda a concorrência, ao sagrar-se Campeão Nacional, em H18. Mac-Mahon Moreira, juntou o título da Distancia Longa, conquistado no dia anterior, ao da Distancia Média, em H20.
Nas restantes categorias, seniores e veteranos, destaque para Rita Gomes, em D35, e António Rebelo,em H50, vice-campeões nos respetivos escalões. Coletivamente, o BTT Loulé/BPI consagrou-se Campeão Nacional, em H16 (com Duarte Sousa, Rui Costa e Miguel Gonçalves), Vice-Campeão em Elites Masculinos (com Ricardo Jerónimo, Paulo Gonçalves e Alex Liberato), vencendo também coletivamente, na classificação geral por pontos, o 10º Open O-BTT Montes Vales.

0 comentários: