3KM 24- 38ª VOLTA AO ALGARVE- CLASSIFICAÇÕES 2ª ETAPA



Correu-se hoje a 2ª etapa da 38ª Volta ao Algarve, onde a serpente colorida enfrentou duas metas volantes logo nos quilómetros iniciais (9,3 km e 27,8 km), a que seguiram duas contagens de montanha de terceira categoria, aos 107,3 km e aos 136,7 km.

O norueguês Edvald Boasson Hagen (Sky) assumiu hoje a liderança da Volta ao Algarve em bicicleta, depois de vencer ao sprint a segunda etapa, que ligou Faro a Lagoa, na distância de 187,5 quilómetros.
Boasson Hagen, que cumpriu o percurso em 4:57.23 horas, à média de 38 km/hora, bateu na ponta final o belga Kris Boeckmans (Vacansoleil) e o alemão Gerald Ciolek (Omega Pharma-QuickStep), respetivamente segundo e terceiro, com o mesmo tempo do vencedor.

"A etapa não foi muito dura, porque os homens da Lotto-Belisol fizeram um ótimo trabalho. Não foi um dia difícil, estou feliz, porque esta é a primeira vitória da época.
Esperava ganhar aqui, nesta prova tão bonita. A chegada de amanhã (sexta-feira, no alto do Malhão) não é muito boa para mim, talvez no sábado seja um bom dia para tentar outra vez", adianta o norueguês.
O ciclista da Sky é também o novo camisola amarela da prova, sucedendo ao belga Gianni Meersman, da Lotto, vencedor em Albufeira, mas que desta vez não conseguiu estar na frente.

O melhor português na tirada foi Filipe Cardoso, da Efapel, no 9.º lugar, com o mesmo tempo do primeiro.

Na tirada de hoje, bastaram apenas dois quilómetros para se iniciar a fuga do dia, composta por Niels Wytinck (An Post Sean Kelly Team), Raul Alarcón (Efapel/Glassdrive) e Tomás Swift-Metcalfe (Carmim/Prio/Tavira).

Raul Alarcón triunfou nas metas volantes de Estoi e Loulé e o grupo manteve-se na frente – com uma vantagem que chegou aos 5.40 minutos – até à primeira contagem de montanha, situada em Monchique (107,3 km).

Nessa subida, Metcalfe atacou e deixou os colegas de fuga para trás, vencendo essa contagem e também a de Marmelete, ao km 136,7, mas não demorou muito até o pelotão anular, de forma definitiva, a tentativa.

Com os pontos conseguidos naquelas duas contagens, Swift-Metcalfe alcançou Karsten Kroon na liderança do Prémio da Montanha.

.




























Amanhã disputa-se a etapa rainha, entre Castro Marim e o Alto do Malhão. Para além da longa distância (194 quilómetros), o pelotão enfrenta cinco contagens de montanha, quatro de 3.ª categoria e a última, na meta, de 2.ª.
A meta coincide com uma contagem de montanha de segunda categoria e, antes, haverá mais quatro contagens de montanha, mas de terceira categoria: Portela do Barranco (123 km), Vermelhos (130,7 km), Cavalos (139,7 km) e Alte (180,4 km).
As metas voltantes estarão instaladas em Vila Nova de Cacela (13,5 km, na EN-125, junto ao restaurante Alpendre) e na segunda passagem por Castro Marim (32 km, junto à Caixa de Crédito Agrícola).

0 comentários: