KM 23 – Entrevista a David Blanco - 1ª parte



David Blanco, ciclista completo, de 34 anos, está ao serviço da equipa profissional do Clube de Ciclismo de Tavira desde há 3 anos. Já subiu, por 3 vezes, ao mais alto lugar do pódio da Volta a Portugal em bicicleta (2006,2008 e 2009) e a humildade com que nos presenteia fazem dele um atleta de excepção e uma excelente pessoa. Blanco, numa pequena entrevista, fez-nos um balanço do ciclismo em geral, bem como os seus objectivos profissionais e da equipa Palmeiras Resort Prio Tavira.


Algarvebike: Como surgis-te no mundo do ciclismo?
Blanco: Comecei em Santiago com 7 anos e passei a profissional cá em Portugal, no Paredes, onde tive 2 anos. Depois deixei de correr uma temporada, voltei no CSC, estive no Tavira 1 ano, depois 3 anos na Comonidad Valenciana e vou fazer a 4ª temporada aqui, no Tavira.

Algarvebike: Das provas que ganhas-te na tua carreira, até ao momento, qual a que te deu mais “gozo” teres conseguido?
Blanco: A prova que me deu mais gozo ganhar foi a Volta a Portugal de 2008, mas para mim, foi mais importante a de 2006, porque sabia que a equipa ia acabar e não sabia nada do meu futuro. Sabia que, se ganhasse a Volta, podia solucionar o problema e continuar a trabalhar nisto.

Algarvebike: E aqual a etapa que te deu mais “gozo” ganhar?
Blanco: a crono essa de Castelo Branco, no ultimo dia da Volta de 2006.

Algarvebike: Nos anos que te restam, como profissional, qual os objectivos a que te propões e que gostavas de alcançar?
Blanco: Vencer 5 Voltas (risos), o que me motiva a continuar é a Volta. À provas que gostava de disputar no estrangeiro mas, sou realista e, actualmente, a Volta é para mim a grande prova do ano.

Algarvebike: Quais os principais objectivos para a época de 2010?
Blanco: A Volta e a Volta (risos).

Algarvebike: Quais os objectivos para a 36ª Volta ao Algarve?
Blanco: Custa-me sempre preparar o início de temporada. Ganho muito peso de inverno e em Santiago está muito frio e custa um bocadinho treinar forte com esse tempo, e andar dois meses fora de casa para apanhar bom tempo não compensa. Porque depois chegamos a Volta ao Algarve e os “bichos” já trazem muitos dias de corrida e já vêm a andar muito, como a prova não é muito dura para fazer muita diferença, eles chegam ao crono e com uma perna ganham. Mas, nunca se sabe o que pode acontecer e vamos sempre para fazer o nosso melhor e dar o máximo.

Algarvebike: Para ti, dos nomes já conhecidos que vem a Volta ao Algarve, quem achas que é o favorito?
Blanco: Para mim Contador, tendo um contra-relógio e uma chegada em alto, ele é sempre um forte candidato.

Algarvebike: O ciclismo está a passar por momentos difíceis, por onde é que achas que pode passar a solução para poder melhorar a situação actual?
Blanco: O ciclismo está numa fase difícil, mas é cá, em Portugal, em Espanha apesar de ter muitos campeões, e em França, porque se formos ver, surgem equipas com orçamentos de muitos milhões, como o Team Sky e outros assim. Lá fora, trabalha-se de outra maneira e os meios de comunicação dão valor a coisas que engrandecem o ciclismo, ao contrario do que se passa aqui, outra coisa é o marketing que, só agora, algumas equipas, cá, começam a despertar para isso. A economia aqui está muito mal para que isto possa evoluir, em Portugal, só se as empresas como a TMN, EDP, Galp entre outras, apoiassem, poderia evoluir a modalidade de outra forma.



. . . (amanhã colocaremos o resto da entrevista) . . .

0 comentários: