2ªETAPA - KM4 - ENTREVISTA MIGUEL GUERREIRO – CASA DO BENFICA DE ALMODÔVAR


A menos de dois meses da prova de Abertura de Veteranos, o Algarvebike foi ao encontro de Miguel Guerreiro, presidente da Casa do Benfica de Almodôvar, para estar um pouco à conversa com ele e saber um pouco mais sobre esta equipa e este projecto que voltou a trazer o ciclismo às gentes desta região do Alentejo.

Com uma personalidade humilde e serena, Miguel Guerreiro respondeu-nos a algumas perguntas que fomos colocando.


Bem vindo Sr. Miguel Guerreiro ao nosso Cantinho das Estrelas do Algarvebike. Desde já deixe-me agradecer o convite para ter passado o fim-de-semana convosco e pela disponibilidade e amabilidade.

Este é um grupo relativamente recente, como surgiu e quando foi fundado?
Miguel Guerreiro: Este Grupo foi fundado por mim, surgiu devido ao José Valadas e David Caetanita correrem na CooBital.

Quem foram as pessoas que estiveram na origem da criação deste grupo e como chegou o ciclismo à Casa do Benfica de Almodôvar?
M.G:
Basicamente fui só eu, com colaboração do José Valadas

E porque uma equipa de Master e não as categorias de formação do ciclismo?
M.G:
Porque lidar com miúdos e arranjar pessoas com tempo para treinar esses miúdos não seria fácil e porque até aqui não há tantos miúdos que dê para fazer formação.

Sendo este um projecto relativamente recente, quais os principais objectivos do clube e as suas ambições?
M.G:
Os objectivos é fazer o melhor pela imagem do clube e do município e é levando as coisas conforme vão correndo e os objectivos, tudo depende dos patrocínios e apoios.

E nesta época, a que objectivos se propõem no pelotão Master?
M.G:
É tentar ganhar o maior número de provas e tentar que algum dos nossos atletas seja campeão nacional do escalão A ou B, vamos ver. Uma vez que por 2 anos consecutivos temos o atleta Humberto Silva a ser vice-campeão nacional, queríamos mais qualquer coisa.

Sabendo-se que este ano não vamos ter a Volta a Portugal de Masters, estão a pensar fazer algumas incursões no estrangeiro para enriquecer o vosso calendário?
M.G:
Sim, era bom mas tudo depende do orçamento

Na apresentação da equipa falou-se na esperança de o homem da terra, José Valadas, vir a ser campeão nacional, acredita mesmo nessa possibilidade ou aquelas palavras apenas foram para animar os apoiantes da equipa?
M.G:
O atleta diz me que vai ser e vai fazer tudo para que isso acontecer, por isso vou acreditar na vontade e força deste atleta.

Apenas tendo um atleta da terra na equipa não acha pouco para ter a equipa ligada ao coração das pessoas do município?
M.G:
Acho que não, porque as pessoas todas sabem que aqui na terra não há mais nenhum atleta que queira praticar ciclismo de competição master.

Este ano fizeram duas “contratações” e no final da época passada trouxeram o João Portela, um dos melhores a nível nacional, que esperanças depositam nele?
M.G:
Muita confiança nele e em toda a equipa, acho que temos uma equipa muito humilde, unida e forte, a respeito do João Portela gosto muito dele como atleta

Este ano surgem com 3 atletas de BTT, saem para a estrada com objectivos traçados ou como é o primeiro ano é para ver no que dá?
M.G:
É mesmo para ver a experiencia e marcar imagem e divulgar a casa e os patrocinadores, mas muita coisa é possível vamos ver, são poucos mas de muito boa qualidade esses mesmos atletas.


E apenas 3 atletas é o que há ou o que é possível neste momento?
M.G:
É o que orçamento nos permite.

Que tipo de calendário vão fazer no BTT, apenas o regional ou também o nacional?
M.G:
Um pouco de tudo, mas não devemos ir a todas, vamos dar prioridade ao regional.

Após este cicloturismo, quais os próximos eventos com a marca da Casa do Benfica de Almodôvar e principalmente da equipa de ciclismo?
M.G:
Temos em Março a 4ª Volta ao Concelho de Almodôvar

Para um projecto com esta dimensão são necessários muitos apoios, quem são os parceiros da Casa do Benfica de Almodôvar que fazem este projecto ser uma realidade?
M.G:
Sem dúvida, sem patrocínios e sem apoios não conseguíamos chegar a esta dimensão.
Aproveito aqui para agradecer a todos os patrocinadores especialmente a Peçamodovar, que é mesmo uma empresa muito forte e que nos apoia muito e que faz parte do nome da equipa “ Peçamodovar/Casa Benfica Almodôvar”.
Desejo Bom Ano a todos os sócios, equipas de ciclismo Master, a todos os amantes do ciclismo, do btt e felicidades para o Algarvebike.


Obrigado Sr. Miguel Guerreiro pela disponibilidade e que tenham uma época recheada de sucessos desportivos.

0 comentários: