2ª ETAPA KM 1 - BALANÇO E ANTEVISÃO DA ÉPOCA DOS CICLISTAS DO BAIXO GUADIANA


Balanço e antevisão da época

Fomos ao encontro dos quatro ciclistas que representam o Baixo Guadiana e fizemos com eles um balanço da época que passou e uma antevisão da nova que em Fevereiro se inicia.



Para trás ficou mais uma época de ciclismo onde competiram, Ricardo Mestre, Samuel Caldeira, Amaro Antunes e Solezio Fernandes.
Ricardo Mestre e Samuel Caldeira, ambos ciclistas profissionais da formação «Palmeiras Resort/Prio/Tavira», em termos colectivos tiveram uma época em grande, tendo como ponto alto a vitória na «Volta a Portugal» através de David Blanco, prova onde ambos estiveram presentes. A nível pessoal Ricardo Mestre afirmou-se como um dos melhores ciclistas nacionais a actuar em Portugal, tendo ganho provas tão importantes como a «Volta ao Minho». Já o natural da Manta Rota, Samuel Caldeira, também mostrou ser especialista nas provas a rolar ou de pouca montanha; ganhou este ano o «GP Costa Azul» e alguns dos circuitos pós Volta, conquistando a presença no Campeonato do Mundo realizado em Outubro na Austrália.
Quanto a Amaro Antunes, o jovem residente nas Hortas, em Vila Real de Santo António, teve uma época agridoce; imprevistos afastaram-no de bons resultados em provas importantes ao serviço da sua equipa e da Selecção Nacional, com a qual fez o Tour de l'Avenir também conhecida como «Volta a França do Futuro». Já Solezio Fernandes teve uma época mais discreta, aproveitou para ganhar experiencia naquela que é a sua segunda época no escalão de sub-23.

Com a nova época velocipédica à porta, os quatro ciclistas já têm o seu futuro quase assegurado. Ricardo Mestre e Samuel Caldeira mantêm-se ambos na formação tavirense, que este ano acusou a crise económica tendo bastantes dificuldades para encontrar um patrocinador principal com as dimensões de anos anteriores, o que levou a que tivessem de reestruturar todo o seu projecto onde Mestre e Caldeira assumem papéis de líderes. “Sinto-me preparado para encarar este desafio e assumir os comandos da equipa, já o fiz noutras situações e penso que dei conta do recado” confessou-nos Ricardo Mestre. “Este ano vai ser um ano muito importante na minha carreira; o Cândido Barbosa em principio já não está na equipa, por isso nas chegadas ao sprint terei de ser eu a dar a cara pela equipa e espero estar a altura” confessou Samuel Caldeira ao Algarvebike e ao JBG. Solezio Fernandes, o jovem residente da Ribeira da Gafa, que até então corria pela formação amadora tavirense, vai em 2011 vestir as cores da formação Louletana de sub-23, fazendo parte assim de um novo projecto, numa colaboração entre a equipa tavirense e a equipa louletana. Por sua vez também Amaro Antunes conseguiu dar um salto importante na sua carreira, passando da formação amadora de Santa Maria da Feira para a equipa profissional «LA Rota dos Moveis», aqui com uma oportunidade para mostrar o valor que realçou nas categorias de formação. “Espero que a época de 2011 me traga grandes momentos no ciclismo alcançados com muito trabalho e com a sorte de que todos necessitamos!”, confessou Amaro Antunes.

0 comentários: