2KM 117 - APRESENTAÇÂO 73ª VOLTA A PORTUGAL EM BICICLETA







Nove etapas em linha, um contra-relógio individual e um prólogo curto, totalizando 1627 quilómetros. Em traços gerais, é este o cardápio da 73.ª Volta a Portugal Jogos Santa Casa, que estará na estrada de 4 a 15 de Agosto.

A apresentação decorreu hoje, no Jardim da Quinta da Granja, que integra um troço dos cerca de 40 quilómetros de ciclovias de Lisboa, cidade que, pelo segundo ano consecutivo, vai receber a consagração dos vencedores.

O percurso de 2011 é o mais extenso desde 2003 e um dos mais duros dos últimos anos. A montanha vai ser determinante no desfecho da corrida e começa a seleccionar os valores logo ao terceiro dia, quando o pelotão enfrentar uma ligação 184,4 quilómetros, entre Oliveira de Azemeis e o Alto da Senhora da Assunção, Santo Tirso, que contempla seis subidas pontuáveis ao longo da viagem.

Logo no dia seguinte, disputa-se a mítica tirada com final na Senhora da Graça. A etapa-rainha será a penúltima, com partida de Seia e um traçado de 182,8 quilómetros, que inclui a subida da Covilhã às Penhas da Saúde, a ascensão até às Penhas Douradas e a escalada final, de Seia para o alto da Torre, em plena serra da Estrela.

Uma vez que o prólogo tem apenas 2,2 quilómetros, não permitindo marcar grandes diferenças, os contra-relogistas dispõem de uma única oportunidade para contrariar a prevista hegemonia dos trepadores. Será na sétima etapa, quando correrem o longo contra-relógio de 35,3 quilómetros, entre o Sabugal e a Guarda.

"Para ganhar esta Volta é preciso ter uma capacidade física extraordinária e, sobretudo, uma grande capacidade de recuperação diária, além de uma grande equipa por trás", resumiu o director da corrida, Joaquim Gomes, na cerimónia de apresentação da prova.

O pelotão vai ser composto por 14 equipas: Selecção Nacional/Liberty Seguros, Barbot-Efapel, LA-Antarte-Rota dos Móveis, Onda-Boavista, Tavira-Prio, Lampre-ISD, Farnese Vini-Neri, Acqua & Sapone, Caja Rural, Andalucía-CajaGranada, Katusha Continental, La Pomme de Marseille, Chipotle-Garmin Development Team e Konya Torku-Vivelo.

A camisola amarela deste ano é patrocinada pelos Jogos Santa Casa, que incrementa o investimento na prova-rainha do ciclismo nacional, depois de ter patrocinado um prémio particular e a classificação da montanha.

Entre os oradores da cerimónia de apresentação da 73.ª Volta a Portugal esteve o responsável pelo departamento de Jogos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Pires Antunes, o presidente da Cãmara Municipal de Fafe, José Manuel Ribeiro, o edil de Lisboa, António Costa, e o presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Artur Lopes. Todos destacaram o enorme impacto social e mediático da Volta a Portugal.

O autarca fafense, que vai acolher a caravana no arranque da corrida, referiu que "a Volta é o cartaz que mais promove o município". António Costa, por sua vez, confidenciou que alterou a data de férias para poder assistir ao desfecho da competição, em Lisboa, e confessou "que nenhuma das outras colaborações entre a Câmara e a João Lagos Sports vale tanto como a Volta a Portugal".

Etapas
4 Agosto Prólogo: Fafe - Fafe, 2,2 km (C/R I)
5 Agosto 1.ª Etapa: Trofa - Oliveira do Bairro, 187,7 km
6 Agosto 2.ª Etapa: Oliveira de Azeméis - N.ª Sr.ª da Assunção, 184,4 km
7 Agosto 3.ª Etapa: Viana do Castelo - Senhora da Graça, 151 km
8 Agosto 4.ª Etapa: Lamego - Gouveia, 182,3 km
9 Agosto 5.ª Etapa: Oliveira do Hospital - Viseu, 150,3 km
10 Agosto Dia de descanso
11 Agosto 6.ª Etapa: Aveiro - Castelo Branco, 215,9 km
12 Agosto 7.ª Etapa: Sabugal - Guarda, 35,3 km (C/R I)
13 Agosto 8.ª Etapa: Seia - Torre, 182,8 km
14 Agosto 9.ª Etapa: Covilhã - Sertã, 182,3 km
15 Agosto 10.ª Etapa: Sintra - Lisboa, 152,6 km


Veja tudo no Site da Volta: http://www.volta-portugal.com/







0 comentários: