2ªE-KM75 - AMARO ANTUNES ESPALHA CLASSE EM ITALIA VENCENDO ULTIMA ETAPA DA TOSCANA




Amaro Antunes vence a quinta e última etapa da Toscana – Terra de Ciclismo, surpreendendo a concorrência ao atacar nos últimos dez quilómetros levando no seu encalço o suíço Sebastien Reichenbach. O ciclista algarvio e o seu colega de fuga não mais foram apanhados até à meta e tiveram entre si a discussão da prova, levando a melhor o português fixando com chave de ouro a participação da Selecção Nacional/Liberty nesta prova disputada em Itália. Na geral Amaro Antunes consegue um óptimo 9º lugar, ganha pelo austríaco Georg Preidler.

Esta era uma etapa bastante complicada, onde o pelotão tinha 145 quilómetros para percorrer e onde passariam por cerca de 20 troços de terra. O resultado de Amaro Antunes foi fruto do trabalho colectivo, pois o português foi um dos ciclistas que furaram num dos troços de terra. “Quando se preparava para atacar, teve um furo. Valeu-lhe o Guilherme Lourenço que lhe deu a roda e lhe permitiu reintegrar-se no grupo da frente”, conta o seleccionador nacional, José Poeira, “impressionado” com a corrida a que assistiu: “Era tanto pó, quedas, furos… Foi muito mais difícil do que poderíamos imaginar. Parecia o ciclismo dos anos 30”

Além de ganhar a etapa, Amaro Antunes viu premiada a ousadia com a subida na classificação geral. Passou de décimo para nono. “Preparei a época a pensar nesta corrida. O senhor Poeira apostou em mim e os meus colegas ajudaram-me sempre, pois sem eles não conseguiria a vitória na etapa e o lugar no top 10. Estou muito feliz e dedico este resultado àqueles que sempre me apoiaram e não aos outros, que são mais, que me tentaram deitar abaixo”, afirmou, depois de subir ao pódio, Amaro Antunes.


“Cumprimos inteiramente os objectivos a que nos propusemos. Discutimos a corrida, conseguimos um lugar nos dez primeiros e ainda ganhámos uma tirada, feito que, a este nível, é muito difícil, já que defrontámos selecções e adversários muito poderosos”, resume José Poeira.

Finda a participação nesta corrida da Taça das Nações, a comitiva portuguesa permanece em Itália até segunda-feira, dia em que a Selecção Nacional/Liberty Seguros participa, em Roma, no GP della Liberazione. Trata-se de uma corrida comemorativa do 25 de Abril, que, em Itália como em Portugal, é o Dia da Liberdade. O GP della Liberazione corre-se em circuito, no centro de Roma, totalizando 138 quilómetros.

CLASSIFICAÇÕES
5.ª Etapa: Subbiano – Gaiole in Chianti, 145 km
1º Amaro Antunes (Portugal), 3h40m53s (Média: 39,387 km/h)
2º Sebastien Reichenbach (Suíça), a 1s
3º Larry Warabasse (EUA), a 5s
4º Salvatore Puccio (Itália), mt
5º Alexei Lutsenko (Cazaquistão), mt

Geral Individual
1º Georg Preidler (Áustria),
2º Fabio Aru (Itália), mt
3º David De La Cruz (Espanha), a 27s
4º Salvatore Puccio (Itália), a 28s
5º Grmaytsgabu Gebremaryam (Etiópia, Equipa Mista), a 45s
9º Amaro Antunes (Portugal), a 1m18s




foto/fonte: www.uvp-fpc.pt

0 comentários: