KM 154 - ENTREVISTA A JOAQUIM SAMPAIO

Foi com enorme prazer que o Algarvebike, esteve na presença do excelente ciclista Joaquim Sampaio onde pode partilhar um par de horas com ele e nos ter dado a conhecer tanto a nível profissional como pessoal. Desde já o nosso muito obrigado ao Joaquim Sampaio.
Nascido a 17 de Fevereiro de 1970 e natural de Guimarães, Joaquim Sampaio entrou no mundo do ciclismo através do Centro de Ciclismo de Barcelos e é actualmente o ciclista profissional ainda em actividade, com mais anos a competir em Portugal. Profissional desde 1991, este ano cumpre assim a sua 20ª temporada no mais alto nível do ciclismo. Um homem todo o terreno, o nosso convidado tem conseguido ano após ano enriquecer o seu palmares com vitorias, estando durante a sua já longa carreira sempre presente nas melhores equipas nacionais.

Peso em forma: 73 kg
Altura: 1,75 metros
Pulso mínimo em repouso: 43ppm
Musica: Inigma
Prato: Polvo
Bebida: Vinho Tinto do Douro
Filme: Mente Brilhante
Tour Vuelta ou Giro: Tour

Começando esta nossa agradável conversa com Joaquim Sampaio…

Recordas-te da primeira vez que subiste para cima de uma bicicleta para começares a dedicar-te ao ciclismo?
Sim lembro-me, ainda era cadete de 2º ano, lembro-me de que o meu falecido irmão tinha-me dado uma bicicleta, com um quadro que ele tinha e material que arranjou. Faltavam cerca de 15 dias para começar as provas, foram 15 dias de treino e comessar logo a competir, nessa altura chegava sempre com o carro vassoura atrás de mim (risos). Lembro-me que quase sempre chegávamos atrasados, era eu o Carlos Pinho e mais um ou dois, até cerca de Agosto ou assim chegávamos sempre atrasados, sempre atrasados. (risos)

E quando entraste para o ciclismo, já pensavas em poder chegar a profissional e fazer vida como ciclista ou foi mesmo só por brincadeira?
Entrei com aquela coisa de ver como é, se tem capacidades, mas como já tinha irmãos que eram ciclistas tinha sempre aquela coisa de poder ser ciclista, tinha o Manuel Abreu e o João Sampaio que eram as minhas principais referencias, mas no 1º ano era difícil, chegava sempre atrasado e pensava “afinal não tenho vocação para isto”. (risos)

Surgiste no Centro Ciclismo de Barcelos como Cadete de 2º ano onde estiveste até Júnior e passas-te a amador pela Tensai, equipa onde subiste também a profissional e onde estiveste a partir de ai sempre nas melhores equipas nacionais?
Sim, tive esse privilégio de poder estar sempre em boas equipas. Tive na Tensai dois anos, que foi uma equipa que subiu quase toda de amadora a profissional em que era tudo pessoal muito jovem, era eu o Paulo Ferreira, o Felgueiras, éramos muito novos mas já éramos respeitados, o treinador era o Marco Chagas e depois fui para a Sicasal com ele onde estive outros dois anos, depois estive na Maia, Porta da Ravessa e em 2002 vim para o Boavista onde estou até agora.

E destas equipas por onde passas-te qual a que te marcou mais?
A Sicasal na altura era a grande referência do pelotão, o que foi uma boa experiencia, depois tive na Maia em que surgiu como uma equipa razoável e que foi crescendo, mas foi a Porta da Ravessa que era uma equipa diferente, funcionava bem e tinha lá o Gamito que era o eterno 2º da Volta e que mais tarde ganhou, foi talvez a equipa que me deu mais gozo estar.

No inicio, como ciclista profissional alguma vez te passou pela cabeça vir a correr tantos anos e chegar a esta idade e ainda competir?
Na altura quando passei a profissional um ciclista com 28 ou 29 anos já era velho, no máximo os ciclistas corriam ate 32 anos, mais do que isso não havia ninguém a correr. Na altura grandes ciclistas na época como Manuel Cunha, António Pinto e outros ciclistas que chegavam aos 29, 30 anos mesmo ganhando 4 ou 5 corridas, já toda a gente dizia que estavam velhos e as equipas nem renovavam contrato porque havia essa mentalidade, mas a mentalidade tem mudado e hoje em dia vê-se no pelotão internacional que a maioria das grandes figuras tem mais de 30 anos. Mesmo eu quando cheguei aos 30, 32 anos nunca pus uma meta de até onde tinha de chegar, sempre pensei que no final de cada ano, logo via se tinha condições de continuar e se tinha equipas que estivessem interessadas em mim.

...mas sempre tens estado a um nível muito alto e todos os anos acabas por ganhar provas importantes, inclusive o ano passado ganhas-te o GP Abimota e a Clássica do Sotavento.
É claro que numa chegada à Serra da Estrela ou Senhora da Graça que não chego para discutir mas sim em media montanha consigo passar e ainda sinto que posso fazer alguma coisa e desempenhar o papel que me pedem na equipa. Mas agora já sinto que se aproxima o fim da carreira e que no final do ano quase de certeza absoluta que vai ser o final. Nestes últimos anos, quando ganho, as pessoas quando vêm falar comigo muitas delas em vez de dar os parabéns, perguntam-me: “então este é o último ano que vais deixar de correr?” e estas coisas cansam um pouco, mas não me deitam a baixo porque senão não estava ainda a correr. Mas sim, sinto que está na hora de deixar o ciclismo e esta ser a minha última época, já não sou um jovem. (risos)

Sempre foste um dos ciclistas referência em Portugal, nunca ponderaste ir para o estrangeiro?
Em 1992, o Sr. Mário Miranda, que era na altura o treinador da equipa Garcia Joalheiro, disse-me para não renovar contrato com a Tensai porque o Etxebarria da Banesto queria falar comigo e eu fiquei assim a olhar todo contente e a pensar “fogo, ir para a Banesto com o Indurain, Pedro Delgado espectáculo”. Na altura eles queriam o Joaquim Andrade, o Orlando Rodrigues e eu. Depois diziam-me que ele esta semana vinha falar comigo, mas depois não veio, passado outra semana esperei mas também não pode vir e andou assim um mês e na Tensai começaram-me a pressionar, se eu ficava ou não porque se não ficasse queriam ir buscar outro ciclista e como nunca falaram directamente comigo, era sempre outras pessoas a dizer as coisas, comecei a pensar que se calhar não era nada e fui à Tensai e acabei por assinar contrato por mais um ano. Na semana a seguir ligou-me um grande amigo do Etxebarria a dizer que ele vinha nessa quinta-feira falar comigo e eu disse que já tinha assinado contrato e pronto ficou por ai. Mas quase ninguém soube. Depois em 93 ou 94 num premio de Lisboa em que veio cá a Banesto fizeram uma entrevista ao Etxebarria, a perguntar se tinham algum interesse no ciclismo português e em algum ciclista e ele na altura disse que teve quase a fechar contrato comigo e foi quando as pessoas souberam. Depois com o Orlando Rodrigues já na Artiach ele falou comigo para não assinar contrato porque queria que eu fosse com ele para lá, mas entretanto nesse ano a Artiach terminou e não cheguei a ir.

Então e dos ciclistas a correr actualmente em Portugal, quem achas que poderia ter valor para estar numa equipa estrangeira?
Não falando no Cândido que teve essa experiencia e já está nos últimos anos de carreira, temos o André Cardoso que de certeza podia ter sucesso lá fora, o Filipe Cardoso que também podia andar bem, o José Mendes que vê-se que nas provas que corre no estrangeiro anda bem, o Pires também, actualmente há um conjunto de ciclistas que lá fora podiam ter sucesso.

Foste cinco anos colega do Tiago Machado, como o caracterizas?
Na vida pessoal o Tiago é uma pessoa amiga, dá tudo, muito humilde. Em cima da bicicleta como é muito novo é muito explosivo, mas agora está melhor tendo ainda muita margem de progressão, este é o primeiro ano, o que se diz ser o pior e ele já está a mostrar muito valor. O Tiago é também um ciclista muito ambicioso e “raivoso” em cima da bicicleta e dai ele estar a ter este sucesso.

E como diferencias o Tiago Machado e o Rui Costa, qual o que achas que pode ter mais margem de evolução?
O Rui Costa é um ciclista mais inteligente, como se costuma dizer não dá tiros no escuro, mas o Tiago com uma pessoa por trás que o consiga “domar” acho que pode ter mais margem de progressão, mas ambos são excelentes ciclistas.

Continuando a falar de ciclismo estrangeiro, para ti, Armstrong ou Contador?
Sempre admirei muito o Armstrong pelo que ele fez, não é para qualquer um, mas cada vez admiro mais o Contador porque é um ciclista que vai correr e está sempre na luta e ganha, seja a prova que for enquanto que o Armstrong preparava só o Tour apesar de ganhar uma prova ou outra.

E quem apontas dos dois como mais favorito para o Tour deste ano?
Apesar de achar que o Armstrong este ano pode dar uma replica maior do que deu no ano passado, acho que o Contador é mais favorito.

Voltando a ti e à tua carreira. Como é o dia-a-dia do Joaquim Sampaio, com quem costumas sair e para onde?
Nós temos um grupo que nos costumamos juntar para sair, sou eu, é o Tiago, o Sérgio Sousa, o Luís Machado (massagista) também costuma sair connosco e alguns amadores.
Normalmente saio para a estrada Famalicão-Guimarães , encontramo-nos eu, o Tiago, o irmão dele e os amadores, vamos para Famalicão, Santo Tirso, encontramos o Sérgio outras vezes também o Célio Sousa e depois marcamos a volta. Umas vezes vamos pelo Sameiro, para Geres, Vizela, Fafe, etc.

E qual é a zona que gostas mais de treinar?
Eu a zona que gosto mais de treinar é a zona de Geres e a zona de Fafe, Cabeceiras, são as zonas que mais gosto.

E qual a zona do pais que mais gostas de competir?
Para correr a minha zona favorita é mais por Trás-os-Montes, aquela parte de Mirandela, Macedo de Cavaleiros, Bragança, Castelo Rodrigo, é por ai.

Por algum motivo em especial?
Não, é mesmo porque gosto, não há tanta confusão, cidades, rotundas, carros e é uma zona em que corríamos muito na altura do JN.

E como é o teu dia-a-dia antes das competições?
É normal nunca tive muitos cuidados sempre gostei de fazer tudo normal. Há muitos ciclistas que no dia antes “á e tal tenho de descansar, não posso fazer nada nem andar em cima das pernas” e eu não, fazia tudo normal se fosse preciso chegava do treino e ainda ia cortar a relva, acabava por ser uma forma de me distrair e descontrair, desde que a pessoa tenha consciência que trabalhou bem não vai ser isso que a vai fazer render menos.

E durante ou antes de competir tens alguma superstição, ou não és daqueles ciclistas que acredita nessas coisas?
Não ligo assim muito a isso, benzo-me sempre antes das corridas, mas tirando isso não tenho mais nada. As pessoas depois agarram-se a isso e começam a ficar dependentes dessas coisas. Há muita gente que diz que na partida, deve-se encaixar primeiro o sapato direito por aquela coisa de entrar sempre com o pé direito, mas eu nisso até sou ao contrario, estando numa partida tenho de encaixar primeiro o pé esquerdo, nem me dá jeito nenhum encaixar primeiro o direito. (risos)

E a nível pessoal, qual a prova e a vitoria que te deu mais gozo?
Talvez o Joaquim Agostinho porque ganhei duas edições, depois de por opção do treinador ficar em casa os primeiros dois anos porque era uma prova dura, no primeiro ano que fui, ganhei e isso marcou, inclusive o Monte Junto era das subidas que mais gostava de fazer. Actualmente a Volta a Portugal é a que gosto mais de fazer por tudo o que envolve.

Ainda tens algum objectivo que te falte cumprir?
Sim, há sempre objectivos que vamos tendo ao longo da carreira e um deles foi sempre poder ganhar uma etapa na Volta e/ou andar de amarelo, vamos ver se isso pode ainda ser possível, mas desde que esteja na partida da Volta vou tentar fazer por isso. Também não estou frustrado por isso ainda não ter acontecido, mas sim seria a cereja no topo do bolo.

E se ganhasses uma etapa na Volta, não irias ponderar correr outro ano?
Não, não, uma pessoa tem de chegar a um ponto e dizer que chega. Assim vou terminar a carreira porque quero, não frustrado por crer e não poder e sinto mesmo que já chega.

E após terminares a tua carreira já ponderaste o que irás fazer, se vais ficar ligado ao ciclismo?
É lógico que gostava, já estou à tantos anos ligado a isto que gostava de ficar a fazer alguma coisa ligado ao ciclismo, no fundo a maior parte dos amigos estão aqui. Mas o que quero mesmo é ter saúde e fazer alguma coisa em que possa chegar ao fim-de-semana ir passear com a mulher e a filha, ir de ferias e no fim do mês ter dinheiro para pagar as contas, mas não tenho nada ainda pensado e definido, depois se verá.

E em relação a esta época qual o balanço que fazes?
Em termos pessoais não tenho tido grandes resultados, mas também não tinha marcado nenhuma prova em que tivesse mesmo de estar bem e ganhar, até porque todos os anos até Maio nunca consigo grandes resultados, é mais quando começa a vir o calor que começam a surgir as minhas melhores provas. (risos)
Em termos de equipa, o balanço é bastante bom, depois de termos ficado um pouco desfalcados com a saída do Tiago, do Santi Pérez e do Bruno Lima, havia quem questionasse o Boavista, mas a prestação ate agora tem sido bastante boa. Em Albufeira quase que ganhamos com o Sérgio, podíamos ter ganho o prémio da Maia também, mas depois ganhamos outras corridas e temos conseguido estar sempre na discussão, o que para uma equipa curta como a nossa é muito bom.

E para a Volta a Portugal o que se pode esperar do Boavista?
Para a Volta, o Boavista talvez seja aquela equipa que irá partir sem um líder assumido, mas por outro lado temos uma equipa muito equilibrada em que qualquer um pode surpreender e fazer uma boa Volta não talvez para entrar nos três primeiros na geral, onde já é preciso ter um nível se calhar mais elevado, mas para entrar nos dez sem duvida.

Quem apontas para ganhar a edição de este ano da Volta a Portugal?
Não se sabe quem são os estrangeiros que vêm, mas dos nacionais para mim o David Blanco continua a ser o numero um e principal candidato, mas temos também o David Barnabéu que pode estar na luta porque também faz óptimos CR e acho que estes são os dois principais candidatos nacionais.

Para terminar Joaquim Sampaio, vamos pedir-te para definir em uma ou duas palavras cada um dos teus colegas:

Equipa Madeinox/Boavista: Ambição de ganhar.
Danail Petrov: Bom amigo,
Célio Sousa: Calmo
Luís Pinheiro: Quer é paz
Sérgio Sousa: Perspicaz
João Benta: Porreiro
Vilela: O pequenino;
Marco Cunha: O homem das cartas
Alberto Morras: O enfermeiro reservado

Luís Machado (massagista): o alegre da equipa
Ruben Couto (massagista): o reservado da equipa

Obrigado Joaquim Sampaio!


Equipas Representadas:
1991:Tensai - Mundial Confiança (Portugal)
1992:Tensai - Mundial Confiança (Portugal)
1993:Sicasal - Acral (Portugal)
1994:Sicasal - Acral (Portugal)
1995:Hipermercados Jumbo - Maia (Portugal)
1996:Maia - Jumbo - Cin (Portugal)
1997:Maia - Jumbo - Cin (Portugal)
1998:Maia - Cin (Portugal)
1999:Porta da Ravessa - Milaneza (Portugal)
2000:Porta da Ravessa (Portugal)
2001:Porta da Ravessa (Portugal)
2002:Carvalhelhos - Boavista (Portugal)
2003:Carvalhelhos - Boavista (Portugal)
2004:Carvalhelhos - Boavista (Portugal)
2005:Carvalhelhos - Boavista (Portugal)
2006:Carvalhelhos - Boavista (Portugal)
2007:Riberalves - Boavista (Portugal)
2008:Madeinox - Boavista (Portugal)
2009 Madeinox - Boavista (Portugal)
2010 Madeinox - Boavista (Portugal)


PALMARÈS


1991 TENSAI-SANTA MARTA (Portugal)
1º.Etapa G.P.Minho
1º.Etapa Volta Vila de Feira
3º.13ª etapa Volta a Portugal
11º.Volta a Portugal

1992 TENSAI-MUNDIAL CONFIANÇA (Portugal)
10º. Volta a Portugal

1993:Sicasal - Acral (Portugal)
1º Geral Individual do Troféu Joaquim Agostinho (POR)
36º.Vuelta a Aragon
55º.VUELTA(e)

1994:Sicasal - Acral (Portugal)
2º na Geral Individual da Volta ao Alentejo (POR)
2º.Campeonato Nacional
10º.P.Almoçageme

1995:Hipermercados Jumbo - Maia (Portugal)
3º na Cartaxo (POR)
2º na Clássica Porto - Lisboa (POR)
3º na Geral Individual do Troféu Joaquim Agostinho (POR)
1º.5ª etapa G.P.Torres Vedras
2º.5ª etapa CResc.Volta ao Minho
2º.Volta ao Minho(e)
3º.3ª etapa G.P.Jornal de Noticias
4º.G.P.Jornal de Noticias(e)
4º.Alcobaça
5º.G.P.Maia-Mirandela-Maia(e)
6º.G.P.Rpd(e)
6º. Campeonato Nacional
6º. Volta a Portugal
7º.G.P.Lacticoop
9º.Volta ao Alentejo

1996:Maia - Jumbo - Cin (Portugal)
1º Circuito de Nafarros (POR)
1º Geral Individual do Troféu Joaquim Agostinho (POR)
1º.4ª etapa Trofeo Joaquim Agostinho
2º.1ª etapa G.P.Correio da Manha
3º.1ª etapa CR Vilta ao Alentejo
7º Volta ao Alentejo
3º.4ª etapa G.P.Minho
4º.G.P.Minho(e)
6º.G.P.Jornal de Noticias(e)
6º.G.P.Almoçageme(e)
6º. Volta a Portugal
9º.Campeonato Nacional
92º.Vuelta a Andalocia
94º.Vuelta a Aragon
(-).VUELTA(e)

1997 MAIA-CIN
1º.1ª sector G.P.Almoçageme
1º.G.P.Almoçageme
2º.5ª etapa G.P.Joaquim Agostinho
9º G.P.Joaquim Agostinho
2º.2ª etapa G.P.Minho
2º.3ªB CR etapa G.P.Minho
3º.G.P.Abimota
3º.Campeonato Nacional Contra-Relógio
5º.Campeonato Nacional
(-).VUELTA(e)

1998:Maia - Cin (Portugal)
1º.Povoa de Varzim (Classica da Primavera)
2º.3ª etapa Troféu Joaquim Agostinho
6º. Troféu Joaquim Agostinho
2º.5ª etapa G.P.do Minho
4º.Circuito da Malveira
6º.Porto-Lisboa
12º.Volta ao Algarve
15º.Volta ao Alentejo
18º.G.P.Sport Noticias
25º.G.P.Internacional Mitsubishi
34º.Volta a Portugal
72º.Vuelta a Castilla y Leon
80º.G.P.Telecom

1999:Porta da Ravessa - Milaneza (Portugal)
1º na Clássica de Vila Franca de Xira (POR)
2º no Prémio de Rio Maior (POR)
3º no Prémio de Sobrado (POR)
1º.2ª etapa G.P.do Minho
2º.3ªB CR etapa G.P.do Minho
2º.G.P.do Minho(e)
3º.4ª etapa G.P.do Minho
3º.Circuito da Benedita (Marinha Grande)
3º.Celorico da Beira (GP Santa Eufemia)
7º.Classica da Primavera
7º.G.P.Mitsubishi
7º.Volta a Portugal
8º.Matosinhos-Regua(e)
9º.G.P.Torres Vedras (Troféu Joaquim Agostinho)
10º.Circuito de San Bernardo (Alcobaça)
11º.Volta ao Alentejo
13º.G.P.Jornal de Noticias
25º.G.P.Portugal Telecom

2000:Porta da Ravessa (Portugal)
2º ou 3º na Clássica de Vila Franca de Xira (POR)
3º ou 4º na 1ª Etapa do GP Jornal de Noticias, Vila Real (POR)
3º.2ª etapa GP dos Mosqueteiros
3º.GP dos Mosqueteiros(e)+Montaña
4º.Classica da Primavera (Povoa do Varzim)
5º.5ª etapa GP JORNAL DE NOTICIAS
5º.5ª etapa GP dos Mosqueteiros
14º.GP Abimota(e)
14º.GP Sport Noticias(e)
15º.GP Portugal CTT Portugal
16º.GP Jornal de Noticias
22º.Matosinhos-Regua(e)
25º.GP MR Cortez-Mitsubishi
28º.Volta ao Minho
31º.Volta a Portugal
34º.GP Portugal Telecom
39º.Volta ao Alentejo
47º.GP CCRLVT(e)

2001:Porta da Ravessa (Portugal)
1º na 3ª Etapa / Sect. A da Volta a Trás-os-montes e Alto Douro, Vila Real (POR)
2º na Clássica de Almodôvar (POR)
2º na 2ª Etapa do GP Philips (POR)
2º na 3ª Etapa do GP Philips (POR)
3º na 4ª Etapa do GP Philips (POR)
2º na Geral Individual do GP Philips (POR)
1º na 1ª Etapa do GP Abimota, Geres (POR)
1º na Geral Individual do GP Abimota (POR)
1º na 2ª Etapa do GP Sport Noticias, Gouveia (POR)
1º na 4ª Etapa do GP Sport Noticias, Lordelo (POR)
2º na Geral Individual do GP Sport Noticias (POR)
2º na 3ª Etapa do Troféu Joaquim Agostinho, Alto Montejunto (POR)
2º.GP Phillips(e)
2º.GP Sport Noticias(e)
5º.GP CCRLVT(e)
5º.2ª etapa Volta Tras os Montes e Alto Douro
6º.Trofeu Joaquim Agostinho
9º.Porto-Lisboa
20º.Volta a Portugal
24º.GP Jornal de Noticias
27º.GP Pad(e)
28º.GP Minho
43º.GP CTT Correios
56º.Volta ao Algarve
100º.GP Dos Mosqueteiros

2002:Carvalhelhos - Boavista (Portugal)
1º na 2ª Etapa da Volta a Trás os Montes e Alto Douro, Mêda (POR)
2º na 3ª Etapa da Volta a Tras os Montes e Alto Douro, Sta. Marta de Penaguião (POR)
1º na 4ª Etapa da Volta a Tras os Montes e Alto Douro, Vila Real (POR)
3º na 2ª Etapa do GP do Minho, Fafe (POR)
4º.1ª etapa Volta ao Alentejo
4º.3ª etapa Volta ao Alentejo
7º Volta ao Alentejo
5º.Circuito de Gondomar
6º.Campeonato Nacional Contra-Relógio
6º.GP Vigo
6º.GP Correios
9º.GP Abimota(e)
9º.Volta a Tras os Montes e Alto Douro(e)
30º.Volta a Portugal
34º.Volta ao Minho
45º.GP Dos Mosqueteiros
73º.GP Mitsubishi
76º.Volta ao Algarve
87º.Vuelta a Castilla y Leon

2003:Carvalhelhos - Boavista (Portugal)
3º na Clássica da Primavera (POR)
4º.3ª etapa CR GP Cantanhede
4º.GP Cantanhede(e)
4º.Campeonato Nacional
9º.GP Rota do Marques
11º.GP MR Cortez-Mitshubishi
15º.GP Gondomar(e)
15º.Volta ao Alentejo
36º.Vuelta a Castilla y Leon
76º.GP Correios
121º.GP Miguel Indurain (Lizarra-Estella)

2004:Carvalhelhos - Boavista (Portugal)
3º na 2ª Etapa do Troféu Millennium, Fafe (POR)
1º na 2ª Etapa do GP Gondomar (POR)
1º na Geral Individual do GP Gondomar (POR)
3º na Geral Individual da Volta ao Alentejo (POR)
1º na 5ª Etapa da Volta ao Alentejo, Adega Co.Redondo (POR)
4º.Campeonato nacional de Contra-Relógio
5º.Trofeu Millennium(e)
6º.Volta as Terras de Santa Maria(e)
9º.GP Barbot(e)
23º.GP Estremadura-RTP
23º.Volta a Portugal
26º.GP MR Cortez Mitsubishi
28º.Volta ao Algarve
29º.Campeonato Nacional
32º.GP Abimota(e)
35º.Tour de Vendee
44º.GP CTT Correios
51º.GP Torres Vedras Troféu Joaquim Agostinho

2005:Carvalhelhos - Boavista (Portugal)
2º nos Campeonatos Nacionais de Estrada Elites (CRI), Santa Maria da Feira (POR)
3º na 2ª Etapa do GP do Minho, Fafe (POR)
3º na 3ª Etapa do GP do Minho, Povoa de Lanhoso (POR)
17º.GP Minho(e)
19º.Volta as Terras de Santa Maria(e)
20º.GP Vinhos da Estremadura(e)
25º.GP Abimota(e)
29º.Trofeu Joaquim Agostinho GP Torres Vedras
34º.GP do Centro(e)
36º.Volta a Portugal
51º.GP Internacional do oeste-RTP
54º.GP CTT Correios
71º.GP Internacional Costa Azul

2006:Carvalhelhos - Boavista (Portugal)
1º na 3ª Etapa da Volta a Trás os Montes e Alto Douro, Vila Real (POR)
7º.GP Abimota(e)
7º.Campeonato Nacional de Contra-Relógio
17º.GP Vinhos da Estremadura(e)
19º.Volta Tras os Montes e Alto Douro(e)
21º.Volta a Santarém
27º.GP do Minho(e)
27º.Jayco Herald Sun Tour(e)
39º.GP Paredes Rota dos Moveis(e)
40º.Volta ao Alentejo
75º.GP Internacional Costa Azul

2007:Riberalves - Boavista (Portugal)
1º na 2ª Etapa da Vuelta Ciclista Internacional a Extremadura, Fuente de Cantos (ESP)
1º na 3ª Etapa doGP Abimota, Montemaro Velho (POR)
3º nos Nacionais de Estrada Elites (CRI), Castelo de Vide (POR)
4º.2ª etapa CR GP Gondomar
10º.Volta al Sotavento Algarvio(e)
33º.Volta a Santarém
41º.GP Abimota(e)
42º.Volta a Portugal
42º.GP Estremadura(e)
46º.Volta ao Alentejo

2008:Madeinox - Boavista (Portugal)
2º na 1ª Etapa da Vuelta Ciclista Internacional a Extremadura, Mérida (ESP)
4º Geral Campeonato Nacional Contra-Relógio
18º Etapa 0 Volta a Portugal em Bicicleta - EDP
25º Geral Volta ao Distrito de Santarém
35º Geral GP Internacional Torres Vedras - Joaquim Agostinho
55º Geral GP Internacional CTT Correios de Portugal
56º Geral Volta ao Alentejo em Bicicleta
57º Geral Volta a Portugal em Bicicleta - EDP
88º Geral Volta ao Algarve


2009: Madeinox Boavista (Portugal)
1º na 2ª etapa do GP Abimota,, Águeda (POR)
1º NA Geral individual do GP Abimota (POR)
1º na 4ª Clássica do Sotavento, Castro Marim (POR)
4º Geral Campeonato nacional de Contra-Relógio
35º Geral Vuelta Chihuahua Internacional
40º Geral Volta ao Alentejo em Bicicleta
53º Geral GP Internacional CTT Correios de Portugal
55º Geral Volta a Portugal em Bicicleta - EDP
85º Geral Volta ao Algarve

2010: Madeinox Boavista (Portugal)
87º Geral Volta ao Algarve
39º Geral Volta ao Alentejo

0 comentários: