3 KM40 - PRÉ-SELECCIONADOS PARA JOGOS OLIMPICOS DE LONDRES





O seleccionador nacional, José Poeira, fez a primeira escolha tendo em vista a representação nacional nos Jogos Olímpicos de Londres, pré-seleccionando doze corredores para este compromisso.

Os ciclistas que integram a listagem alargada já remetida ao Comité Olímpico de Portugal são os seguintes: André Cardoso, Hernâni Broco e Manuel Cardoso (Caja Rural), César Fonte, Filipe Cardoso e Sérgio Sousa (Efapel-Glassdrive), Bruno Pires e Sérgio Paulinho (Saxo Bank), Nelson Oliveira e Tiago Machado (RadioShack-Nissan), José Mendes (LA-Antarte) e Rui Costa (Movistar).

Da dúzia de pré-seleccionados serão escolhidos três homens para representarem a Selecção Nacional/Liberty Seguros nas corridas de estrada. O trio vai participar na prova de fundo, no dia 28 de Julho, e um dos três alinhará no contra-relógio individual, no dia 1 de Agosto.

“Os Jogos Olímpicos são uma competição particular e altamente motivadora. Além disso, como o número de corredores por cada selecção está muito limitado, as provas são, por norma, bastante mais abertas do que, por exemplo, no Campeonato do Mundo. O lote de pré-seleccionados é alargado, permitindo-nos ir monitorizando o desempenho de cada um destes ciclistas ao longo da temporada para que, no momento da decisão final, tenhamos total consciência de quais os corredores que nos dão maiores garantias, tanto em termos de características individuais como de estado de forma”, explica José Poeira.

Portugal já sabe o que é subir ao pódio dos Jogos Olímpicos nesta modalidade. Em 2004, nos Jogos de Atenas, Sérgio Paulinho conquistou a medalha de prata na prova de fundo, atrás do italiano Paolo Bettini.

Com o apuramento já garantido na vertente de estrada, o ciclismo luso continua a lutar para conquistar a qualificação no cross country, a disciplina do BTT, cujo ranking final será conhecido em Maio.


fonte: uvp-fpc

0 comentários: