3KM 21- 38ª VOLTA AO ALGARVE - CLASSIFICAÇÕES 1ª ETAPA















O pelotão da 38.ª edição da Volta ao Algarve partiu às 11h55 da praia das Dunas Douradas (Almancil), para uma primeira etapa que terminou perto das 16h20, junto ao edifício da Câmara Municipal de Albufeira, depois de percorridos 151 quilómetros com passagem pela zona serrana do concelho de Loulé.

A tirada de hoje incluiu duas metas volantes, instaladas em Loulé (19 km) e Boliqueime (119 km), bem como dois prémios de montanha de terceira categoria, localizados no Barranco do Velho (37,7 km) e na Picota (119 km).

As emoções da chegada contrastaram com as do percurso, percorrido a ritmo tranquilo, sem acontecimentos de destaque, com exceção da fuga do dia.
A primeira meta volante da etapa ditou quem seriam os animadores da jornada. Mikael Cherel (Ag2R), Karsten Kroon (Saxo Bank), Sven Vandousselaere (Topsport), Sérgio Sousa (Efapel-Glassdrive) e Ricardo Mestre (Carmim-Prio-Tavira) adiantaram-se e foram o quinteto em fuga, chegando a dispor de 4.50 minutos de vantagem ao quilómetro 37, anulados à medida que o pelotão, liderado pela Saxo Bank, pela RadioShack e, posteriormente, pela Sky, se aproximava de Albufeira.



Apesar do sobe e desce dos dois ultimos quilómetros, a chegada foi ao sprint com a vitória de Gianni Meersman (Lotto/ Belisol), chegando assim à Camisola Amarela, à qual junta a liderança da classificação por pontos.

«Estou muito contente com a minha primeira vitória da época. Não sou um sprinter puro. É fantástico conseguir a primeira vitória e vamos ver o que acontece no que resta da semana», afirmou Meersan no final da etapa.


Outros homens que merecem destaque são Rui Costa (Movistar), que na 7ª posição é o melhor português da geral, Ricardo Mestre (Carmin-Prio-Tavira) que andou na fuga, e Karsten Kroon (Saxo Bank) o homem que melhores resultados tirou da escapada somando à liderança da classificação da montanha a das metas volantes.

Quem também se mostrou atento na chegada a Albufeira foi o alemão Tony Martin (Omega). O campeão em título e campeão do Mundo de contrarrelógio, procurou evitar cortes e quedas no pelotão, tendo sido o 15.º em Albufeira, com o mesmo tempo do vencedor.



Classificações:



















As camisolas acabaram por ser vestidas da seguinte forma:
AMARELA -Dorsal 56: Gianni MEERSMAN TURISMO ALGARVE
BRANCA -Dorsal 77: Greg VAN AVERMAET IPDJ
VERDE -Dorsal 92: Karsten KROON JOGOS SANTA CASA
AZUL -Dorsal 184: Ricardo MESTRE

Ao segundo dia, o pelotão de 157 unidades vai pedalar ao longo de 187,5 quilómetros, desde Faro até Lagoa. À semelhança da véspera, o trajeto adequa-se aos possantes roladores e sprinters, embora seja aguardada com expectativa a abordagem às duas contagens de montanha de terceira categoria colocada antes da entrada nos derradeiros 50 quilómetros.

Pode assistir aos ultimos 5KM através de http://www.youtube.com/watch?v=6HlhMKmU37Y

0 comentários: