
Esta ultima etapa teve inicio em Quarteira, às 11 horas e findando em Loulé depois dos atletas percorrerem um total de 102,4 kms, com dois Prémios de Montanha de 3ª categoria e duas Metas volantes.
Filme da Etapa
À partida desta etapa alinharam 101 ciclistas, que à saída de Quarteira começaram logo a atacar, rolando a alta velocidade. Ao quilómetro 3 tentam saltar 12 ciclistas, mas rapidamente foram absorvidos pelo pelotão que não deixava nenhuma fuga ganhar vantagem expressiva, enfrentando a primeira meta volante do dia agrupado.
1ªMV – Cantinho da Ribeira – km 15,7
1º 163 Leonel Coutinho (A.S.C/ Vila do Conde)
2º 31 João Leal (Crédito Agrícola/Alcobaça C.C.)
3º 117 samuel magalães (Vulcal/Inplenitus – C.C. do Centro)
1ºPM 3ªcat. – Picota – Km 17,7
1º 26 Rafael Reis (Crédito Agrícola/Alcobaça C.C.)
2º 133 Eugeniu Cozonac (C.C.Loulé)
3º 316 Carlos Verona (Cajamar/Almeria)
À passagem pelo prémio de montanha, no alto da Picota, o pelotão fracciona-se bastante sendo o pelotão formado por apenas 69 unidades.
2ªMV – Restaurante Alagoas – Km 41,1
1º 163 Leonel Coutinho (A.S.C/ Vila do Conde)
2º 133 Eugeniu Cozonac (C.C.Loulé)
3º 165 Rui Rodrigues (A.S.C/ Vila do Conde)
Até ao momento, sucederam-se varias tentativas de fuga, mas nenhuma com sucesso, até à entrada em Loulé onde se destacam dois homens da formação tavirense, são eles 225-José Martins (C.C.Tavira) e 228-Diogo Cosme (C.C.Tavira), com cerca de 45 seg. sobre o pelotão e 20 seg. sobre um duo perseguidor, 222-Luis Oliveira (Liberty Seguros /Stª Mª da Feira) e 318-Francisco Garcia (Cajamar/Almeria), que à saída da cidade de Loulé é apanhado e salta o 186-Albino Oliveira (A.S.C./Vila do Conde) que se junta ao duo tavirense na frente da corrida ao quilometro 58, na altura em que a vantagem se situa no 40 seg.
Ao quilometro 62, já na subida para o Barranco do Velho, 251- Alejandro Secura (Cajamar/Almeria), ataca no pelotão alcançando o trio da frente, no momento em que a vantagem se cifrava nos 30 seg.
Quilometro 63, mais um ataque na cabeça do pelotão, desta feita é o dorsal 317-Jorge Cubero (Cajamar/Almeria) e o 117 Samuel Magalhães (Vulcal/Inplenitus-C.C. do Centro) que se juntam ao quarteto da frente de corrida.
Nova situação de corrida a 1 km do segundo prémio de montanha do dia, os dois homens do Tavira e o homem do Vila do Conde descolam na frente sendo rapidamente absorvidos pelo pelotão, rolando na frente apenas Samuel Magalhães, Alejandro Secura e Jorge Cubero, passando isolados no premio de montanha.
2ºPM 3ªcat.- Eira da Cevada – km 66,0
1º 117 Samuel Magalhães (Vulcal/Inplenitus-C.C. do Centro)
2º 251 Alejandro Secura (Cajamar/Almeria)
3º 317 Jorge Cubero (Cajamar/Almeria)
Quilómetro 72 fuga anulada, pelotão compacto na altura em que se cumpre a segunda hora de corrida, à media de 36 Km/h.
Ao quilómetro 75 começam a surgir os primeiros ataques dos melhores colocados na geral, sempre com pronta resposta do camisola amarela, Eugeniu Cozonac.
Quilómetro 79 é a vez de Rafael Reis, segundo classificado na geral, desferir um ataque, levando consigo mais cinco ciclistas. No pelotão continuava o camisola amarela a assumir as despesas da perseguição, visto que já não tinha nenhum membro da sua equipa para o ajudar.
À saída de Benafim descolam na frente dois ciclistas ficando assim a fuga, que levava 20 seg. sobre o pelotão, com apenas quatro elementos, sendo eles dorsal 26 Rafael Reis (Crédito Agrícola/Alcobaça C.C.) 2º na geral, 323 Manuel sola (Cajamar/Almeria) 3º na geral, 244 José Jimenez (Fermasa/Construcciones Armilla) 5º na geral e 316 Carlos Verona (Cajamar/Almeria) 6º na geral.
A 10 quilómetros da meta, saltam ainda dois ciclistas do pelotão, dorsais 12 João Pinto (A.D.R.A.P.) e 245 Gabriel Corral (Fermasa/Construcciones Armilla) 10º e 4º, respectivamente da geral.
A 5 quilómetros para a meta o quarteto da frente leva uma vantagem de 1 min. sobre o duo perseguidor e 1min.25seg. sobre o pelotão.
Nos últimos 3 quilómetros os quatro da frente desentendem-se e sucedem-se os ataques entre eles, até que a 500 metros da meta, Rafael Reis, ataca sem resposta dos seus colegas de fuga, ganhando assim a etapa e esta 16ª edição da Volta ao Município de Loulé.
Classificações da 4ª Etapa da XVI Volta ao Município de Loulé - Juniores
Vencedor da etapa - Rafael Reis (Crédito Agrícola/Alcobaça C.C.)

Lider Metas Volantes - Leonel Coutinho (A.S.C/ Vila do Conde)

Lider dos Pontos - Manuel Sola (Cajamar/Almeria)

Lider Premio Montanha - Eugeniu Cozonac (C.C.Loulé)

3º Classificado Geral - José Jimenez (Fermasa/Construcciones Armilla)

2º Classificado - Manuel Sola (Cajamar/Almeria)

Vencedor Volta ao Municipio de Loulé - Rafael Reis (Crédito Agrícola/Alcobaça C.C.)

Melhor Feminina - Joana Patricio (Ouribike/C.C.Ourique)

Podio final com a 1ª equipa da geral equipas -Cajamar/Almeria

0 comentários:
Enviar um comentário