KM 232 - Petição Pela Volta ao Algarve na Televisão

O Jornal Ciclismo e a Associação de Ciclismo do Algarve lançaram nesta quarta-feira, 27 de Outubro uma petição publica, à qual o Algarvebike dá a maxima força, para enviar ao Ministério da Economia, Turismo de Portugal e aos Grupos Parlamentares para ver se o assunto de a Volta ao Algarve poder ser passado na televisão, possa ser debatido.
Não custa nada assinar e apoiar esta iniciativa.

O link é: http://www.peticaopublica.com/?pi=VAlgarve


"
Tendo em conta que:

- O Algarve é um dos principais destinos turísticos europeus, oferecendo boas condições para férias em qualquer altura do ano;

- O ciclismo é um dos principais veículos de divulgação das regiões, estando a ser utilizado como meio de divulgação de regiões turísticas concorrentes do Algarve, como a costa turca, por exemplo;

- A Volta ao Algarve é a competição velocipédica portuguesa que melhor naipe de atletas atrai a cada ano que passa, conseguindo juntar muitos dos melhores ciclistas do Mundo e, através disso, transformou-se numa das manifestações desportivas do País que maior interesse suscita em toda a Europa, particularmente junto de cidadãos de Espanha, França, Itália, Alemanha, Bélgica e Holanda;

- A transmissão em directo de última hora de cada etapa de uma corrida de ciclismo permite dar a conhecer aspectos paisagísticos e culturais das regiões por onde serpenteia o pelotão;

- A tecnologia disponível permite transmissões em directo com custos comportáveis, de tal modo que, por exemplo em Espanha, estão ao alcance de canais regionais de televisão;

Vimos, por este meio, defender a transmissão em directo da última hora de cada uma das cinco etapas da Volta ao Algarve de 2011, que irá realizar-se de 16 a 20 de Fevereiro e que voltará a contar com alguns dos melhores corredores do Mundo.

Para cumprir a nossa reivindicação, que entendemos ser economicamente justificável pela divulgação turística que proporciona, desafiamos o Turismo de Portugal a apoiar financeiramente a transmissão da corrida para toda a Europa.

"
Read more...

KM 231 - Ruben e Leonel em Destaque na Avalanche


AVALANCHE SERRA DA ESTRELA TIVERAM OS ALGARVIOS RUBEN MARTINS E LEONEL HENRIQUES EM DESTAQUE

Realizou-se nos passados dias 16 e 17 de Outubro a AVALANCHE SERRA DA ESTRELA VODAFONE, um tipo de prova que se consolidou como uma das mais espectaculares na actualidade do mountainbike, que consistem em descidas de longa distancia que combinam o DHI com o XCO.


Esta prova disputada no Parque Natural da Serra da Estrela foi composta por duas mangas, sendo assim o vencedor o atleta que obtivesse menor tempo no somatório das duas mangas.
O Master-30, Antonio Perez (BICI VERDE- MAGMA) foi o grande vencedor, ganhando as duas mangas com um total de 20m36s359.



Como melhor português ficou João Rodrigues (guarda unida sport clube) no 2º posto da geral final. Em destaque estiveram também os algarvios Ruben Martins e Leonel Henriques ambos do Clube Ana Faro que na geral final foram respectivamente 5º e 6º gastando cerca de 1 minuto a mais que o vencedor, tendo sido assim o 2º e 3º melhor portugueses. Leonel Henriques foi ainda o vencedor na categoria júnior deixando o 2º classificado a mais de 1 minuto e meio.




Classificações completas em:


Read more...

ABASTECIMENTO APEADO -Algarvebike Com Novo Rosto


Muitos dos nossos amigos, devem ter-se admirado da nossa nova cara, ao terem aberto o link do Algarvebike. Pois bem, também o Algarvebike está a terminar esta época velocipedica e como tal decidiu mudar a sua imagem, esperemos que para melhor e do agrado de todos.

Futuramente, a intenção será de mudarmos mais ainda. Esperamos conseguir expandir o Algarvebike e dar-lhe outra dimensão, igualmente aumentando a dimensão do ciclismo e das suas diferentes vertentes no Algarve, dando-lhe uma dimensão de site e com outra dinâmica. Vamos ver se conseguimos alcançar esses objectivos, para tal vamos precisar de apoios e colaboradores, posto isto, deixamos aqui o email para nos contactarem, caso estejam interessados em integrar esta equipa e entraremos em contacto para avaliar essa possibilidade. algarvebike@gmail.com
Read more...

KM 230 - Sétima e Última Etapa Taça de Portugal XCM


No passado domingo, dia 17 de Outubro, realizou-se em Valongo a sétima e última etapa a contar para a edição 2010 da Taça de Portugal XCM. Nesta prova participaram perto de duas centenas de atletas federados.
O percurso foi de 80km, num misto de serra e ambiente urbano, bastante duro e muito técnico.


As equipas algarvias BTT Loulé/Loulé Concelho e Team Extremosul/Realtyart, estiveram presentes, tendo o BTT Loulé/Loulé Concelho obtido lugares de destaque enquanto que o Team Extremosul/Realtyart teve uma prestaçao mais modesta, tendo tido em Bruno Silva o seu melhor atleta à geral no 29 lugar.

Quanto à equipa natural de Loulé, em elites masculinos, Bruno Rosa conseguiu o terceiro lugar do pódio, Hélio Ramos foi quarto, Hernâni Silva nono e Valério Ferreira 31º. Em elites femininos a Celina Carpinteiro foi segunda. Em veteranos A, António Brissos foi 15º, em Veteranos B, Mário Sebastião foi quarto e em veteranos C, Carlos Cabrita foi o vencedor.


Em jeito de balanço, na Taça de Portugal XCM 2010, verificamos que mais uma vez o Club BTT Terra de Loulé obteve excelentes resultados, com algum esforço, ainda tem vindo a conseguir suprir as maiores dificuldades com a “prata da casa”, pois a concorrência cada vez é maior, o numero de atletas continua a aumentar e a inclusão por parte de algumas equipas de atletas/ex-atletas profissionais de estrada elevou bastante o nível da competição.
No conjunto das sete provas a equipa de Loulé, a vencedora da Taça em 2009, conquistou o segundo lugar por equipas. Em individuais, o destaque vai para Carlos Cabrita que venceu em veteranos C, Celina Carpinteiro foi segunda classificada em elites femininos, mesmo falhando uma prova por se encontrar a disputar o Cape-Epic e em elites masculinos o Hélio Ramos conseguiu o excelente quinto lugar.


Read more...

KM 229 - 6º Passeio C.M. Loulé / BTT Loulé foi em Benafim




















O 6º Passeio de BTT C.M. Loulé / BTT Loulé desta temporada foi em Benafim


No passado domingo, dia 17 de Outubro, a Câmara Municipal de Loulé em colaboração com o Club BTT Terra de Loulé realizou em Benafim o sexto passeio de BTT pelas freguesias de Loulé desta temporada.
A concentração foi junto ao Sport Club Benafim onde estiveram presentes cerca de cinquenta participantes, com principal destaque para o grande numero de participantes femininos.

O percurso foi de 23km de dificuldade média, com o inicio sempre a descer, depois seguiu-se alguns quilómetros planos até junto a Nave dos Cordeiros, inicou-se e seguiu um sobe e desce até a estrada para a Estiveira, rumamos até Alte onde se parou para abastecimento e regressou-se a Benafim com passagem por algums “sinlge tracks” pelo meio. Nos primeiros quilómetros do passeio surgiu logo um furo o que fazia prever algumas paragens, o que não veio a acontecer e o passeio decorreu normalmente até final.

A foto reportagem do passeio já está online em
www.btt-tv.com.

O próximo passeio C.M.Loulé/BTT Loulé realiza-se na freguesia da Tôr, no domingo dia 7 de Novembro.
Read more...

KM 228 - Tavira Nomeado para os Melhores do Ano




VIDAL FITAS E PALMEIRAS RESORT/PRIO NOMEADOS PARA OS MELHORES DO ANO



Vidal Fitas e a Palmeiras Resort/Prio foram os nomes apontados pela Federação Portuguesa de Ciclismo para a atribuição do Prémio “Desportistas do Ano”. Os nomes estão na corrida aos melhores de 2010 na categoria de melhor treinador e melhor equipa, respectivamente.



Os prémios são atribuídos pela Confederação de Desporto de Portugal, onde cada federação atribui um nome por cada categoria, são elas de Melhor Atleta Masculino, Melhor Atleta Feminino, Jovem Promessa, Melhor Treinador e Melhor Equipa.



Conhecidos os candidatos de todas as federações, um júri de individualidades ligadas ao desporto, irá seleccionar cinco finalistas por cada categoria. Os nomes serão conhecidos no próximo dia 6 de Novembro. A partir daí, a votação é feita on-line pelo público, e os resultados divulgados no dia 16 de Novembro, na 15ª Gala do Desporto.
Read more...

KM 227 - Resultados Campeonato Regional XCM

VARETAS VENCE MAS NAO È LIDER



Hoje disputou-se em Loulé, mais um Campeonato Regional de BTT Maratonas. Com uma organização conjunta entre o clube BTT Loulé/Loulé Concelho e a Associação de Ciclismo do Algarve correu-se mais uma prova de XCM, desta feita que decidiria quais os atletas que irão envergar as camisolas de Campeões Regionais do Algarve até ao próximo ano.

Nesta prova o grande vencedor acabou por ser Tiago Dias (Jorbi Test Team), mais conhecido por Varetas, que desta feita, apesar do atleta ser algarvio, o regulamento não lhe permitiria a atribuição do título, pelo facto da sua equipa estar sediada numa outra associação. Assim sendo, o segundo classificado à geral e segundo de elites, Bruno Rosa, da formação BTT Loulé, acabaria por ser ele a envergar a camisola de líder regional desta categoria.
Em elites femininas a campeã é Celina Carpinteiro (BTT Loulé/Loulé Concelho).
Veteranos A, Rui Torpes (XELB-Bike Zone) foi o primeiro da sua categoria e consequentemente é o novo campeão regional.
Em Veteranos B, Mário Guiomar da equipa Extremosul foi o mais forte impondo-se a Pedro Brito (C.C.Loulé) por pouco mais de um minuto e enverga assim a camisola de Campeão Regional de Veteranos B.
Nos Veteranos C, o eterno vencedor desta categoria, Carlos Cabrita (BTT Loulé/Loulé Concelho) mais uma vez impôs-se com menos 17 minutos que o segundo classificado, e revalida assim este titulo.
Enquanto que nas Veteranas, Teresa Fernandes foi a mais rápida impondo-se a Elisete Sousa que gastou mais 11 minutos que a vencedora desta categoria.





















Read more...

KM 226 - Campeonato do Algarve de XCM


No próximo dia 10 de Outubro irá realizar-se em Loulé o Campeonato Regional de Maratonas de BTT (XCM), organização a cabo da Associação de Ciclismo do Algarve e Club BTT Terra de Loulé.
O percurso da prova irá ter cerca de 63km, com um total de 1100 metros de acumulado, prova esta que é só aberta a atletas federados. ________________________________________

As inscrições serão efectuadas para a Associação de Ciclismo do Algarve até às 18H00 de Quinta-feira, 7 de Outubro (aca@ciclismo-algarve.com )

Serão utilizadas as placas de guiador e dorsais atribuídos pela UVP/Federação Portuguesa de Ciclismo.

O local de partida/secretariado/banhos será no Pavilhão Municipal de Loulé.
Taxa de inscrição 10€, paga no secretariado.

Horarios:
08h00 Abertura do secretariado.
09h00 Reunião directores.
09h30 Partida.
Read more...

KM 225 - Festival Pista Tavira

TARDE DE MESTRE, CALDEIRA, MORTAGUA E MARCO MARTINS

Na tarde de muito sol em Tavira, do dia de ontem, realizou-se mais um festival de pista que põe o ponto final no ciclismo de estrada desta época 2010.

Este ano com uma novidade, o festival de pista teve transmissão televisiva on-line por parte da Digital Mais TV que se juntou a esta festa e fez a cobertura do evento com transmissão on-line o que possibilitou a visualização da prova por parte daqueles que não se puderam juntar à festa.

Quanto aos heróis do dia começamos pela formação do Mortagua que venceu a equipa profissional do Madeinox Boavista na final da velocidade olímpica.

Quanto a prova de 30 voltas para juniores e masters, Marco Martins (C.C.Tavira) superiorizou-se ao moldavo Eujeniu Cozonac (CC Loulé) que foi segundo e José Martins (C.C. Tavira) foi o terceiro.

Após a prova dos juniores e masters realizou-se a prova de eliminação em que os dois protagonistas da Volta à Bulgária, 1º e 2º, foram os principais protagonistas desta prova isolando-se no equador da mesma e recebendo a companhia, mais tarde, de Alejandro Marque, não mais sendo apanhados pelo pelotão tendo discutido entre si os lugares do pódio. Desta feita, Ricardo Mestre (Palmeiras Resort-Prio-Tavira) levou a melhor sobre Krasimir Vasilev (Dobrich), invertendo assim os lugares do pódio da geral da Volta à Bulgária. Em terceiro lugar desta prova de eliminatória ficou o galego Alejandro Marque (Palmeiras Resort-Prio-Tavira).

Terminada a prova de eliminatória, a pista parou para ver a grande homenagem ao Joaquim Sampaio que com 40 anos pôs em Tavira o ponto final à sua carreira. Igualmente homenageado e a despedir-se dos tavirenses foi David Blanco, que como todos sabem aos 35 anos troca a formação de Tavira, onde ganhou três Voltas a Portugal, pela equipa Pró-Tour da Geox onde terá a oportunidade de disputar o Tour de France ao lado de Carlos Sastre e de Denis Menchov.

No final, e como é tradição, correu-se a já tão mítica prova de pista de 5 Outubro, as 100 voltas, em que os populares que estão na bancada patrocinam as voltas, dando assim o valor de premio que entenderem.
As 100 voltas foram sempre bastante atacadas com uma corrida bastante animada, onde Samuel Caldeira que tinha chegado dos mundiais de estrada na Austrália e após 30 horas de viagem foi o vencedor final repetindo a vitória do ano passado.

Desta prova temos as classificações e algumas fotos que contamos colocar on-line amanha.

Na noite de ontem, foi realizado um jantar homenagem e de encerramento da época do Clube de Ciclismo de Tavira, onde houve a ultima e emocional despedida a David Blanco, por parte do clube e da autarquia de Tavira.

Já no dia de hoje, os atletas da equipa tavirense reuniram-se com alguns amigos e membros do clube deslocando-se para a ilha da Colatra, em Olhão, onde disputaram um jogo de futebol e um almoço convívio, sobre o qual iremos também deixar algumas fotos.
Read more...